Bocha, o esporte consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes. Recentemente representando a cidade de Xaxim na fase microrregional dos Jogos Abertos de […]
Bocha, o esporte consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos seus oponentes.
Recentemente representando a cidade de Xaxim na fase microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) a equipe de bocha sagrou-se campeão, com isso classificou-se para a fase regional prevista para acontecer no mês que vem.
O Lance Xaxim conversou com o atleta Anderson Mateus Scheibel que contou como surgiu o interesse pelo esporte:
— Meu interesse pelo esporte surgiu desde o tempo de criança, jogando futebol e sempre acompanhando jogos, mas nada que eu me identificasse com a bocha. Com 15 ou 16 anos comecei a jogar bocha com meus tios e meu pai aqui na comunidade em Monte Belo interior de Xaxim, não era fã do esporte, mas gostava de jogar — conta.
Anderson comentou também, que pela equipe de Xaxim foi sua primeira competição em Santa Catarina e já começou conquistando seu primeiro título como atleta do bocha. E comentou também sobre a oportunidade recebida de fazer parte da equipe:
— Essa oportunidade surgiu pelo meu esforço nos treinos, e dedicação pelo esporte, tive um grande apoio do meu amigo João Caneppele morador de Xaxim e campeão brasileiro de bocha, sempre vendo ele jogar isso me influenciou pra seguir firme e me dedicando na bocha — comenta.
Finalizou falando sobre a importância deste título
— Foi marcante esse título pra mim pois foi o primeiro — finaliza.