O mês de janeiro é acompanhado de uma campanha de conscientização sobre saúde mental, o chamado Janeiro Branco. A campanha promove o cuidado de aspectos emocionais individuais, enfatizando que a saúde vai além de questões físicas. Mas a dúvida que todos têm é por que essa questão é trabalhada em janeiro? O Lance Xaxim entrou […]
O mês de janeiro é acompanhado de uma campanha de conscientização sobre saúde mental, o chamado Janeiro Branco.
A campanha promove o cuidado de aspectos emocionais individuais, enfatizando que a saúde vai além de questões físicas. Mas a dúvida que todos têm é por que essa questão é trabalhada em janeiro?
O Lance Xaxim entrou em contato com a psicóloga Fernanda Machado, que explicou um pouco mais sobre esse tema.
— No primeiro mês do ano são feitas muitas resoluções e planos para os meses que estão por vir, assim, janeiro seria um período ‘’em branco’’, ou seja, de projeções para o futuro. Nesse sentido, cuidar da saúde mental deve estar entre as metas pessoais, explicando o porquê do Janeiro Branco — comenta.
Segundo Fernanda, todos podem cuidar diretamente da saúde mental através de diversas formas.
– Alguns hábitos benéficos podem ser: praticar atividades físicas no cotidiano, ter contato com a natureza e distanciamento saudável de mídias digitais, realizar de atividades que geram prazer e manter alimentação equilibrada e sono regular – detalha.
Além disso, a psicóloga afirma que, em alguns casos, é preciso buscar esse auxílio profissionalmente. Os sinais/comportamentos que apontam a necessidade de ajuda profissional são insônia, pensamentos relacionados à morte, vontade de machucar-se, automutilação, mudança extrema de hábitos (como isolamento), crises de choro sem motivo aparente, entre outros.