A participação da sociedade nesse processo eleitoral é fundamental. Afinal, são os membros da comunidade que conhecem de perto os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes locais. Pensando nisso, o Grupo Lance Notícias conversa hoje com Denise Wommer. Lembrando que todas as perguntas são exatamente as mesmas para todos os candidatos. Confira: 1) Por que […]
A participação da sociedade nesse processo eleitoral é fundamental. Afinal, são os membros da comunidade que conhecem de perto os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes locais. Pensando nisso, o Grupo Lance Notícias conversa hoje com Denise Wommer.
Lembrando que todas as perguntas são exatamente as mesmas para todos os candidatos. Confira:
1) Por que você está interessado em se tornar um conselheiro tutelar e qual é a sua motivação para ocupar esse cargo?
R: Os motivos pelos quais coloquei meu nome à disposição da sociedade para ser conselheira tutelar é simplesmente pelo sentido de poder fazer mais pela proteção e orientação a tantas crianças e adolescentes que vivem em situações de riscos e vulnerabilidade. Poder orientar e encaminhar corretamente os pais e responsáveis por nossas crianças e adolescentes. E fazer valer o que está na lei 8069/1990, que é o nosso ECA, e assim pôr em pratica o art. 131 desta lei.
2) Quais são suas principais qualificações e experiências que o tornam adequado para essa função?
R: Então, sou formada em Psicologia desde 2006, sou pós-graduada na área, já trabalhei na área da saúde e na área escolar aqui no município. Já fui conselheira tutelar em mandatos anteriores sendo assim posso garantir que conheço bem o trabalho de um Conselheiro Tutelar, seus desafios, seus objetivos, suas angústias e frustrações. E com isso tenho muito a contribuir com a rede de atendimento na promoção e defesa dos direitos das nossas crianças e adolescente do município.
3) Como você vê o papel do conselheiro tutelar na comunidade e qual a importância desse papel para o bem-estar das crianças e adolescentes?
R: Eu vejo que a missão institucional do conselho tutelar consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infanto-juvenil, por isso é um órgão de extrema importância e que desempenha papel fundamental tanto na promoção quanto na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
O Conselho Tutelar tem a atribuição de prestar o atendimento a crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados por pais, responsáveis ou qualquer outro membro da sociedade. Também é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento dos direitos e garantias.
4) Qual é a sua compreensão da legislação e dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?
R: É uma legislação inovadora e avançada. Uma conquista dos movimentos sociais e da mobilização popular. Um marco na garantia dos direitos e na proteção de crianças e adolescentes brasileiros.
A partir da publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente reconheceu-se que toda criança e adolescente, independentemente da situação econômica, familiar e origem étnica, são pessoas que, além de gozar de todos os direitos fundamentais, em razão da fase peculiar de pessoa em desenvolvimento em que se encontram, devem ter seus direitos garantidos com absoluta prioridade.
Uma lei que até hoje é considerada uma das mais avançadas do mundo e que mesmo assim tem muitos pontos a serem revistos. E os conselhos tutelares nasceram junto com Estatuto da Criança e do Adolescente.
5) Deixe um recado para a comunidade!
R: Quero primeiramente convidar toda comunidade Xaxiense para que conheça todos os candidatos que estão concorrendo a esta eleição e que compareça neste dia 1° de outubro na escola Dom Bosco para votação, para que assim possa fazer valer nossos direitos enquanto cidadãos e que assim possamos cobrar os serviços prestados e não somente julgar.
Por mais que seja uma eleição não obrigatória temos o dever de comparecer e de escolher pessoas capacitadas para ocupar este órgão.
Peço e espero que todos possam conhecer o que é o trabalho de um conselheiro tutelar e que para isso eu Denise Wommer estou à disposição para esclarecer e tirar dúvidas de quem seja.
Estou concorrendo e meu número é 104, quem puder comparecer e votar eu agradeço de coração.