APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais; É uma Associação filantrópica sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde , de estudo e pesquisa, desportivo e outros . Mantida por convênios com as esferas Municipal e Estadual. A APAE é mantenedora do CAESP “Marlene Stieven”. Oferece atendimentos pedagógicos aliados aos atendimentos […]
APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais; É uma Associação filantrópica sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde , de estudo e pesquisa, desportivo e outros . Mantida por convênios com as esferas Municipal e Estadual. A APAE é mantenedora do CAESP “Marlene Stieven”.
Oferece atendimentos pedagógicos aliados aos atendimentos de reabilitação sendo eles: fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, médico Clínico geral e neurologista, além da pedagogia especializada.
Seu Objetivo principal é promoção da melhoria da qualidade de vida das Pessoas com Deficiência Intelectual, múltipla e transtornos do espectro autista, buscando assegurar-lhes seus direitos para que possam exercer o pleno exercício de sua cidadania.
O CAESP “Marlene Stieven” – APAE de Xaxim, completou 37 anos de trabalho, dedicação, apoio e conscientização em relação à pessoa com deficiência, bem como a seus familiares, buscando sempre a inserção no meio social e educacional, auxiliando na superação dos limites existente.
Apresenta como Missão promover de forma gratuita, a articulação de ações pedagógicas e de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
Esse ano A Federação Nacional das APAEs traz como Tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla- “ CONECTAR E SOMAR PARA CONSTRUIR INCLUSÃO”
O tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que ela causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão. Essas ações de se conectar e comunicar são elementares no sentido de agregar e somar forças, para que, assim, o paradigma de impedimento social, ainda presente em pleno século XXI, seja descontruído e erradicado.
Além dos atendimentos realizados com os profissionais da APAE, junto aos educandos e suas famílias, há também o desenvolvimento de trabalhos de interação com a comunidade, principalmente, buscando mediar a construção do respeito, equidade e inclusão da pessoa com deficiência como meio de garantir a cultura da paz social.
A cultura de paz diz respeito a uma visão de mundo que privilegia o diálogo e a mediação para resolver conflitos, abandonando atitudes e ações violentas e respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir.