Saúde

Maik Nascimento | 25/11/2023 08:00

25/11/2023 08:00

28907 visualizações

Celebrando o Dia Nacional do doador de sangue

No Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, expressamos gratidão aos doadores e destacamos a importância desse gesto. Novembro é estrategicamente escolhido, antecipando a temporada de baixos estoques nos bancos de sangue devido às férias e feriados. A doação de sangue é vital, pois nada pode substituir esse componente essencial para […]

No Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, expressamos gratidão aos doadores e destacamos a importância desse gesto. Novembro é estrategicamente escolhido, antecipando a temporada de baixos estoques nos bancos de sangue devido às férias e feriados. A doação de sangue é vital, pois nada pode substituir esse componente essencial para tratamentos emergenciais, intervenções médicas complexas e apoio a pacientes em risco de morte.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, pesando mais de 50 kg, pode ser doadora, com menores de 18 anos necessitando consentimento dos responsáveis. Requisitos como bom estado de saúde, sono adequado e alimentação prévia são essenciais. Impedimentos temporários incluem tatuagens recentes, gestação e doenças leves. Certas condições, como malária e HIV, são impedimentos definitivos.

Ao doar, cerca de 450ml de sangue são coletados, sem impacto na saúde do doador. Se apto, manifeste sua vontade de ajudar, consultando o hemocentro mais próximo. Dúvidas podem ser esclarecidas no site do Ministério da Saúde dedicado à doação de sangue. A doação é um ato simples que pode salvar vidas.

Deixe seu comentário