No Brasil, em 27 de novembro, comemoramos o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional de vital importância para as empresas. A data foi estabelecida em 1985 pela Lei nº 7.410, que regulamentou a profissão, definindo normas para formação e atuação na área de Segurança do Trabalho. Juntamente com os engenheiros, esses técnicos trabalham […]
No Brasil, em 27 de novembro, comemoramos o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, profissional de vital importância para as empresas. A data foi estabelecida em 1985 pela Lei nº 7.410, que regulamentou a profissão, definindo normas para formação e atuação na área de Segurança do Trabalho. Juntamente com os engenheiros, esses técnicos trabalham para garantir condições ideais nos ambientes laborais, contribuindo para a saúde e segurança dos trabalhadores, inclusive em locais perigosos como obras e indústrias.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp
As responsabilidades do técnico incluem conscientização, inspeção de equipamentos, análise de acidentes, desenvolvimento de programas de treinamento e verificação do cumprimento de normas. Segundo o Ministério da Educação, eles também analisam métodos laborais, divulgam normas de segurança e higiene, indicam e inspecionam equipamentos de proteção, e produzem relatórios sobre segurança e saúde.
Os salários variam, mas, em média, no Brasil, rondam R$2.645,47, podendo ultrapassar R$10.700,00 com experiência. Para entrar nesse campo, investir em um curso técnico, com duração média de 1 ano e meio, é uma opção. O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo que possibilitam até 70% de economia nas mensalidades, tornando a formação mais acessível para aqueles que buscam ingressar nessa área em constante crescimento.