Desde o dia 5, lojas ficam abertas até às 19h; entre 19 e 20, até às 20h e de 21 a 23, até às 21h
Facilidade proporcionada ao consumidor, que passa a dispor de mais tempo para realizar suas compras natalinas e do final do ano, o horário estendido do comércio de Xaxim começou a vigorar desde o último dia 5 dezembro, com vistas a aquecer as vendas locais, em especial, durante os finais de semana, quando as lojas só fecham às 19 horas.
No caso de datas mais próximas do Natal, o horário fica ainda mais dilatado, se estendendo até às 20 horas, entre os dias 19 e 20 de dezembro, enquanto que entre os dias 21 e 23 deste mês, as compras podem ser feitas, sem pressa, até às 21 horas. É bom lembrar que tais horários especiais também se aplicam ao segmento de serviços.
Na verdade, a modalidade é uma estratégia do comércio, no sentido de flexibilizar horários, o que constitui um atrativo a mais para a realização das vendas do setor, além de servir para contemplar um contingente mais expressivo da população
Embora represente a oportunidade de maior faturamento para o lojista, a alternativa não deixa impor desafios, pois ela impõe custos operacionais adicionais, como investimento em recursos humanos, energia elétrica, segurança. Isso sem contar com a necessidade de preparação especial dos vendedores, de modo a garantir um atendimento diferenciado nesse período extraordinário, o que pode incluir treinamentos extras e ajustes especiais à escala de trabalho.
Do ponto de vista do negócio, o horário expediente requer uma gestão eficiente do estoque, tendo em vista suprir a demanda durante o horário estendido, de maneira a evitar, tanto a falta, quanto o excesso de produtos.
Para que a iniciativa seja bem-sucedida, a dica de analistas é de que o lojista analise, em detalhe, o perfil do público-alvo, a viabilidade financeira e operacional da empreitada, sem esquecer dos possíveis impactos na equipe e no estoque.
Caso disponha de uma gestão eficiente e de um bom planejamento, a utilização do horário estendido pode se constituir em um diferencial competitivo, que, além de oferecer maior comodidade aos clientes, é um fator impulsionador dos resultados do negócio.