Avanços tecnológicos revolucionam tratamento do mal de parkinson
Hoje (04), marca o Dia Nacional do Parkinsoniano, uma data que visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz para a Doença de Parkinson. A condição, caracterizada pela degeneração do sistema nervoso central, é crônica e progressiva, afetando principalmente os idosos devido à perda de neurônios na região conhecida como “substância negra”.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
Os principais sintomas incluem lentidão motora, rigidez entre as articulações, tremores de repouso, desequilíbrio e sintomas não-motores como diminuição do olfato e alterações intestinais. O diagnóstico da doença é clínico, baseado na história do paciente, exame neurológico e resposta à terapia medicamentosa.
O tratamento abrange medidas farmacológicas e não farmacológicas, incluindo suporte multiprofissional como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. Em casos avançados, a intervenção cirúrgica, como a Neuroestimulação Profunda do Encéfalo, pode ser considerada para controlar os sintomas.
Embora não haja cura para o Parkinson, a tecnologia e os medicamentos disponíveis ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes, prolongando sua vida de forma mais confortável. Com cerca de 4 milhões de pessoas no mundo afetadas pela doença, a conscientização e o acesso ao tratamento adequado são fundamentais para enfrentar os desafios desse distúrbio neurológico.