imprensa

Gustavo Mota | 10/06/2024 14:50

10/06/2024 14:50

55776 visualizações

Xaxim aprova lei para rastreamento precoce de autismo em unidades de saúde pública

Vereador Davi Provenzi Machado propõe e aprova uso obrigatório do M-CHAT em Xaxim

Na sessão ordinária desta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Xaxim aprovou o projeto de lei do vereador Davi Provenzi Machado que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT em unidades de saúde pública para rastreamento de sinais precoces de autismo.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp

Segundo o vereador, o questionário M-CHAT é de fácil aplicação e pode ser realizado por profissionais de saúde não médicos, direcionado aos pais de crianças entre 2 e 3 anos. As perguntas do questionário abordam situações cotidianas das crianças. Caso o resultado indique a necessidade, pais e crianças serão encaminhados para um especialista que acompanhará o desenvolvimento da criança.

Davi Provenzi Machado destacou que a aplicação do M-CHAT, conforme prevista na lei, não exclui o uso de outros testes adequados a cada caso, conforme avaliação médica. Ele também ressaltou a importância da iniciativa legislativa para a sociedade, afirmando que o projeto visa auxiliar no desenvolvimento e inclusão das crianças com sinais de autismo.

O vereador concluiu afirmando que, como legisladores, é necessário criar leis que apoiem essas iniciativas nas unidades de saúde do município.

Deixe seu comentário