O dia 21 de junho é celebrado como feriado municipal em Xaxim, em homenagem ao padroeiro do município, São Luís Gonzaga. A origem dessa comemoração remonta à Lei Municipal nº 2.225/99, que estabelece os feriados municipais em Xaxim, conforme promulgada pelo Prefeito Cezar Gastão Fonini.
Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp
Conheça a história do padroeiro São Luiz Gonzaga:
Nascido em 9 de março de 1568, em Roma, Itália, São Luís Gonzaga foi o primogênito do príncipe Ferrante Gonzaga, comandante do exército imperial. Desde cedo, seu pai desejava que seguisse a carreira militar, mas Luís optou por uma vida de virtude e devoção religiosa.
Aos cinco anos, acompanhou o exército de seu pai, acostumando-se à vida militar, enquanto recebia uma educação sólida e cristã de sua mãe. Com apenas dez anos, foi enviado como pajem do grão-duque da Toscana em Florença, onde fez um voto de virgindade perpétua.
Aos 14 anos, durante sua primeira comunhão, sentiu um chamado religioso profundo, decidindo tornar-se religioso na Ordem dos Jesuítas. Seu pai tentou dissuadi-lo, mas Luís permaneceu firme em sua decisão.
Ingressando na Companhia de Jesus, renunciou a sua nobreza e dedicou-se aos serviços mais humildes. Sua pergunta orientadora era sempre: “De que serve isto para a Eternidade?”, buscando uma vida plena de significado e serviço a Deus.
Em 1590, em Roma, cuidou dos doentes durante uma epidemia de tifo, contraindo a doença e falecendo aos 23 anos em 21 de junho de 1591. Seus restos foram sepultados na Igreja de Santo Inácio, em Roma, e ele é venerado como padroeiro da juventude e dos estudantes.
São Luís Gonzaga é lembrado não apenas por sua vida de virtude e renúncia, mas também por sua dedicação aos necessitados e sua busca pelo verdadeiro sentido da vida na fé e no serviço a Deus.