Chapecó, 13 de junho de 2024 – Unochapecó, através da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), firmou um convênio com o município de Coronel Freitas na última terça-feira, 11 de junho. O objetivo é regulamentar a admissão de médicos residentes do Programa de Residência Médica da Unochapecó nas dependências dos espaços vinculados ao Fundo Municipal de Saúde de Coronel Freitas.
Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp
O convênio foi assinado pelo presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo; o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski; a pró-reitora de graduação, Silvana Muraro Wildner; e pelo vice-prefeito de Coronel Freitas, Henrique Favaretto, que estava como prefeito interino no momento da assinatura.
Segundo o reitor Claudio Jacoski, o convênio representa um avanço no processo formativo na área da medicina, promovendo a qualificação da formação médica e a entrega de serviços mais qualificados na área da saúde em Coronel Freitas. Jacoski destacou que a presença de residência médica tende a manter os profissionais no município, o que contribui para a área da saúde local.
O vice-prefeito Henrique Favaretto afirmou que o convênio fortalecerá a saúde pública e melhorará a qualidade de vida da população através do desenvolvimento da saúde preventiva.
Karen Cristina Andrigue, consultora em planejamento em saúde de Coronel Freitas, informou que a chegada dos novos médicos residentes ampliará os atendimentos médicos e melhorará os indicadores de desempenho do município. Isso permitirá a realização de mais ações programáticas com grupos prioritários, como gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos, além de aumentar as atividades no território, visitas domiciliares e atividades nas comunidades do interior.
O projeto pedagógico do curso de Medicina da Unochapecó é organizado de maneira disciplinar, proporcionando ações de cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. A integração entre gestão, atenção, educação e trabalho em saúde é garantida pelo vínculo com os serviços públicos do SUS no município e na região, usados como campo de prática para ensino, pesquisa e extensão.
Atualmente, o Programa de Residência Médica da Unochapecó envolve aproximadamente 80 profissionais nos hospitais Regional do Oeste, São Paulo de Xanxerê e Unimed Chapecó.
(Fonte:Unochapecó)