Franciscanos Recebem 400 Jovens para Caminhada Franciscana da Juventude em Sorocaba
Neste final de semana, Sorocaba (SP) acolhe 400 jovens para a XII edição da Caminhada Franciscana da Juventude (CFJ). Participantes de todos os estados onde a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil está presente, incluindo Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estarão presentes no evento. A caminhada também marca o Jubileu de 100 anos da Paróquia Bom Jesus de Sorocaba e 90 anos da presença franciscana na cidade.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
A Comissão Central da CFJ escolheu como tema: “Como São Francisco, marcados pelo amor do Bom Jesus”, e lema: “Chagados pelo amor, peregrinos da esperança”. Ambos têm inspiração na celebração dos 800 anos das Chagas de São Francisco e no Jubileu da Esperança, que será celebrado no próximo ano, mas que já está sendo preparado com o Ano da Oração, instituído pelo Papa Francisco.
Desde janeiro deste ano, quando a caminhada foi anunciada no encerramento das Missões Franciscanas da Juventude em Pato Branco (PR), os frades da Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos e lideranças locais estão envolvidos na organização, planejamento e articulação do evento. Os encontros para organização têm sido mensais, tanto virtuais quanto presenciais, com o apoio da Equipe de Evangelização com as Juventudes da Província.
Frei Gabriel Dellandrea destacou que a Caminhada Franciscana vem se atualizando para responder aos novos anseios do tempo presente, mas frisou que, além do planejamento, sempre acontecem boas surpresas durante o percurso. Frei Roger Strapazzon expressou a satisfação em receber muitos jovens que participarão pela primeira vez e mencionou que isso reflete que a Província está no caminho certo. Ele destacou a importância de jovens evangelizarem outros jovens e mencionou que eles são as futuras lideranças.
Henrique Bissa, jovem franciscano da Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina (ES), participará pela segunda vez da caminhada. Ele afirmou que seu grupo de jovens vem se preparando há meses para o evento. Hadassa Pagani Belei, também da Paróquia Santa Clara de Assis, participará pela segunda vez e está animada para a caminhada, esperando momentos de reflexão e novas amizades.
Maria Vaudilene Amaral, da Comunidade Perpétuo Socorro, pertencente à Paróquia Bom Jesus de Sorocaba, espera com ansiedade os jovens das diferentes regiões que serão acolhidos na cidade. Ela está participando da organização pela primeira vez e expressou expectativa por uma experiência abençoada.