Entre Rios registra alta taxa de trabalho Infantil
Um estudo inédito do Índice de Progresso Social Brasil (IPS) avaliou a qualidade de vida em 5.700 municípios brasileiros, incluindo dados específicos de cinco cidades catarinenses: Entre Rios, Bocaina do Sul, Ipuaçu, São José do Cerrito e Novo Horizonte. O levantamento considerou 52 indicadores, selecionados a partir de mais de 300 critérios de órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
Entre as cidades analisadas, Entre Rios obteve a pior posição geral, com destaque negativo para a alta taxa de trabalho infantil, registrada em 84,57. Contudo, o município também apresentou o menor número de homicídios, com 11,75 ocorrências.
Ipuaçu se destacou por ter a menor taxa de esgotamento sanitário e de domicílios com coleta de resíduos adequada entre as cidades listadas. Já São José do Cerrito obteve o melhor índice em domicílios com coleta de resíduos adequada e a segunda menor taxa de mortalidade infantil até cinco anos.
O estudo do IPS Brasil, além de utilizar dados de fontes tradicionais, também incorporou informações inéditas produzidas pelo Mapbiomas, que avaliou áreas verdes e a disponibilidade de praças nas cidades.
Esses resultados destacam disparidades significativas na qualidade de vida entre os municípios catarinenses analisados, refletindo desafios específicos em áreas como saúde, moradia, saneamento e segurança.