Educação

Lance Notícias | 04/07/2022 16:16

04/07/2022 16:16

20240 visualizações

Aluno de Xaxim conquista medalha de Ouro no Parajesc

Gustavo Pavan, de 12 anos é morador de Xaxim e está disputando os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina, o Parajesc que acontecem em Blumenau dos dias 1º até 6 de julho. Gustavo é aluno da Escola Municipal Ari Moacir Lunardi. Em conversa com a mãe do menino, Marcia Antunes, ela conta que o filho […]

Aluno de Xaxim conquista medalha de Ouro no Parajesc

Gustavo Pavan, de 12 anos é morador de Xaxim e está disputando os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina, o Parajesc que acontecem em Blumenau dos dias 1º até 6 de julho. Gustavo é aluno da Escola Municipal Ari Moacir Lunardi.

Em conversa com a mãe do menino, Marcia Antunes, ela conta que o filho conquistou três medalhas, sendo o primeiro lugar com medalha de ouro nas provas de arremesso e peso e o terceiro lugar na corrida de 60 metros e 150 metros.

Gustavo é portador de deficiência visual desde o nascimento.

da 11ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) servem como seletiva para as Paralimpíadas Escolares de 2022. Os jogos reúnem cerca de 400 paratletas representando aproximadamente 200 escolas catarinenses.

Destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual, o Parajesc tem como objetivo promover o paradesporto nas Instituições de Ensino, fortalecer a inclusão social e revelar novos talentos para o esporte adaptado.

A mãe conta que o filho foi descoberto pela professora Ivanete Zanco, que viu uma foto de Gustavo nas redes sociais e perguntou para a mãe se o menino gostaria de começar a treinar para participar do Parajesc.

— Há três meses a professora me procurou pedindo se ele gostaria de participar e nós aceitamos. Ele participou das modalidades no atletismo nas provas de 60 metros e 150 metros e arremesso de peso na classificação B1, que significa cego total— conta.

Marcia agradece o apoio da Prefeitura de Xaxim e a Secretaria de Esportes por acreditarem no menino.

Quando perguntamos sobre o gosto do menino por esportes, ela diz que na verdade o filho nunca foi muito fã de esportes, e a participação dele no Parajesc foi uma surpresa para todos.

— Eu como mãe acho muito importante ele participar dessas competições pois mostra como ele vem superando muitos obstáculos, pois ele nunca tinha participado—finaliza.

 

Deixe seu comentário