Educação

Lance Notícias | 05/10/2022 09:32

05/10/2022 09:32

18630 visualizações

Alunos da Escola Vila Diadema desenvolvem projeto de coleta de medicamentos vencidos em Xaxim

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Vila Diadema estão desenvolvendo um projeto sobre sistema nervoso e dentre as ações estão palestra sobre dependência química e coleta de medicamentos vencidos e frascos de medicamentos, em Xaxim. O projeto sobre os medicamentos trabalha em sala de aula a importância do uso e do descarte […]

Alunos da Escola Vila Diadema desenvolvem projeto de coleta de medicamentos vencidos em Xaxim

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Vila Diadema estão desenvolvendo um projeto sobre sistema nervoso e dentre as ações estão palestra sobre dependência química e coleta de medicamentos vencidos e frascos de medicamentos, em Xaxim.

O projeto sobre os medicamentos trabalha em sala de aula a importância do uso e do descarte consciente dos medicamentos. Foram implantadas caixas coletoras na própria escola e em alguns locais do comércio da cidade, que estão devidamente identificados. São espaços onde a população poderá fazer o descarte de medicamentos vencidos e de frascos de medicamentos, evitando descartar de forma incorreta prejudicando o meio ambiente e a saúde pública.

Segundo a professora que coordena a ação, Silvania Vieira, a atividade é desenvolvida na disciplina de ciências e trabalha a questão de como os medicamentos afetam o sistema nervoso, podendo causar até dependência.

— É um assunto bem amplo, por isso também abordamos a dependência química, no sentido de como ela afeta o sistema nervoso e claro, os problemas que ela traz para as pessoas — explica Silvania.

Palestra sobre dependência química

Outra ação que faz parte do projeto foi uma palestra realizada por um ex-dependente químico. O palestrante, que prefere não ser identificado, realiza voluntariamente este tipo de trabalho em escolas, grupos sociais, entre outros, com o intuito de levar seu depoimento sobre os males das drogas e do álcool, as dificuldades que enfrentou e como superou.

— Estou 15 anos lutando para ficar longe da dependência e este assunto é muito importante ser tratado em sala de aula, pois aqui estão sendo formados novos cidadãos. A dependência só traz perdas e espero que meu depoimento enquanto aconselhamento, possa auxiliar estes jovens a fazerem suas escolhas certas e seguras para a vida — destacou.

Deixe seu comentário