Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Vila Diadema estão desenvolvendo um projeto sobre sistema nervoso e dentre as ações estão palestra sobre dependência química e coleta de medicamentos vencidos e frascos de medicamentos, em Xaxim. O projeto sobre os medicamentos trabalha em sala de aula a importância do uso e do descarte […]
Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Vila Diadema estão desenvolvendo um projeto sobre sistema nervoso e dentre as ações estão palestra sobre dependência química e coleta de medicamentos vencidos e frascos de medicamentos, em Xaxim.
O projeto sobre os medicamentos trabalha em sala de aula a importância do uso e do descarte consciente dos medicamentos. Foram implantadas caixas coletoras na própria escola e em alguns locais do comércio da cidade, que estão devidamente identificados. São espaços onde a população poderá fazer o descarte de medicamentos vencidos e de frascos de medicamentos, evitando descartar de forma incorreta prejudicando o meio ambiente e a saúde pública.
Segundo a professora que coordena a ação, Silvania Vieira, a atividade é desenvolvida na disciplina de ciências e trabalha a questão de como os medicamentos afetam o sistema nervoso, podendo causar até dependência.
— É um assunto bem amplo, por isso também abordamos a dependência química, no sentido de como ela afeta o sistema nervoso e claro, os problemas que ela traz para as pessoas — explica Silvania.
Palestra sobre dependência química
Outra ação que faz parte do projeto foi uma palestra realizada por um ex-dependente químico. O palestrante, que prefere não ser identificado, realiza voluntariamente este tipo de trabalho em escolas, grupos sociais, entre outros, com o intuito de levar seu depoimento sobre os males das drogas e do álcool, as dificuldades que enfrentou e como superou.
— Estou 15 anos lutando para ficar longe da dependência e este assunto é muito importante ser tratado em sala de aula, pois aqui estão sendo formados novos cidadãos. A dependência só traz perdas e espero que meu depoimento enquanto aconselhamento, possa auxiliar estes jovens a fazerem suas escolhas certas e seguras para a vida — destacou.