APAE

Lance Notícias | 08/08/2022 14:00

08/08/2022 14:00

9320 visualizações

APAE de Xaxim programa semana de conscientização e inclusão de pessoas com deficiência

APAE de Xaxim programa semana de conscientização e inclusão de pessoas com deficiência

O Agosto Laranja é um mês dedicado à prevenção de deficiências, quando as Apaes de todo o país promovem ações para conscientizar sobre a importância de cuidados para diminuir a ocorrência de novas deficiências, tanto no nascimento quanto ao longo da vida. Além disso, a iniciativa busca identificar os casos que necessitam de intervenção precoce.

Estima-se que até 24% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência, seja física, mental, intelectual ou sensorial. Toda a ação antecipada que pode ser feita para evitar, retardar, reduzir ou minimizar esses efeitos, é caracterizada como prevenção.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada quatro crianças que nascem com deficiência, três poderiam ser evitadas se fossem adotadas medidas de prevenção.

Infelizmente os modelos centrados no tratamento e não na prevenção, estão se tornando insustentáveis em toda a parte do mundo, por serem extremamente caros e por não contarem com acesso igualitário a todos os avanços tecnológicos na área da saúde. Diante disso, a prevenção tornou-se um meio eficaz para a diminuição dos índices das deficiências.

O presidente da APAE de Xaxim, Ari Andolfatto e a diretora Gilvane Toaldo Giachini, deram entrevista ao Lance Xaxim para falar sobre a conscientização, inclusão e a importância de todos adotarem neste mês a cor laranja para abraçar a causa junto à sociedade e também sobre o tema dessa semana que será “superar barreiras para garantir a inclusão”.

— A pior barreira que nós temos são as atitudes que barram muito. Um exemplo é essa questão de achar que são coitadinhos, isso é preconceito. Se eles tiverem suas necessidades adaptadas, com certeza eles vão superar qualquer barreira e vão dar conta do recado como nós damos também — comenta Gilvane.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla promete ser bem agitada e os alunos da APAE-Xaxim estarão envolvidos em diversas atividades. Além do ensaio geral para as apresentações na noite cultural, da visita aos pontos turísticos da cidade e da viagem para Ametista do Sul, os alunos participarão da organização da 26ª noite cultural, tradicional evento realizado pela APAE-Xaxim, que acontecerá na Sociedade Recreativa e cultural de Xaxim – SRCX, às 19:30.

Ainda sobre o Agosto Laranja, Gilvane fala a respeito da prevenção.

— Já estamos fazendo várias atividades de conscientização, porque a prevenção é você conhecer. A partir do momento que você conhece, você consegue prevenir e cuidar para que não aconteça algumas situações — fala.

Cerca de dez por cento da população já está identificada como portador de alguma deficiência e dentro dessa porcentagem a ONU afirma que 70% poderiam ser evitadas. O número é alto, o que explica esse movimento que acontece em todo o Brasil, para realmente chamar a atenção das pessoas.

— Atuamos bastante com os jovens para formar e habilitar cada um para que possam se prevenir, porque a prevenção de deficiências começa muito antes da gravidez, então fizemos palestras nas escolas, no CRAS, no CEACA referente a este tema — diz Gilvane.

O presidente da APAE agradece aos colaboradores que juntamente com a APAE, estão se movendo para que aconteça esta semana diferente e também a noite cultural.

— Durante toda a semana teremos a colaboração de clubes de serviços de empresas da cidade que sempre são parceiras da APAE, com lanche durante a gincana, os ensaios, então em tudo incrementamos alguma coisa para eles. É uma semana especial e realmente de festa que a gente trabalha em cima, para eles — finaliza Ari.

Acompanhe a programação:

Sábado (20) – Ensaio geral (matutino com almoço)
Segunda-feira (22) – Gincana e baile (manhã e tarde)
Terça-feira (23) – Viagem à Ametista
Quarta-feira (24) – não haverá aula pela manhã. A tarde haverá visita nos pontos turísticos da cudade.
Quinta-feira (25) – Ensaio na APAE (manhã e tarde)
Sexta-feira (26) – Organização da Noite Cultural de manhã. A noite, início do evento às 19h30.

Deixe seu comentário