Comunidade

Maicon Fiuza | 30/08/2022 11:01

30/08/2022 11:01

8624 visualizações

Associação Cultural Viola de Ouro busca manter viva a cultura raiz

Um instrumento verdadeiramente brasileiro, que sempre acompanhou as festas, alegrias, dores e sonhos do povo do campo. Essa é a viola caipira. O Lance Xaxim conversou com Paulo Sérgio Pagliarini, mais conhecido como Paulo viola, que contou como surgiu a ideia de montar uma orquestra de viola: — Eu dava aula particular aos alunos de […]

Associação Cultural Viola de Ouro busca manter viva a cultura raiz

Um instrumento verdadeiramente brasileiro, que sempre acompanhou as festas, alegrias, dores e sonhos do povo do campo. Essa é a viola caipira.

O Lance Xaxim conversou com Paulo Sérgio Pagliarini, mais conhecido como Paulo viola, que contou como surgiu a ideia de montar uma orquestra de viola:

— Eu dava aula particular aos alunos de viola caipira, aí devido a pandemia as atividades foram encerradas. Neste ano com a liberação e a flexibilidade das coisas os alunos foram me chamando novamente, então como eu não tinha mais vagas resolvi colocar todos em um único horário e então veio a ideia de formar uma orquestra de viola caipira — conta.

Após reunir seus alunos e criar a orquestra de viola foi também criada a Associação Cultural Viola de Ouro que conta com 15 violeiros.

Paulo viola comenta também sobre os objetivos da associação:

— Nosso objetivo é não deixar a cultura da música raiz morrer e levar essa cultura à diversos lugares. Cultura essa que é nossa paixão, a viola caipira — comenta.

A Associação Cultural Viola de Ouro, é uma associação sem fins lucrativos, que visa manter viva a cultura do campo por meio da música. A associação já tem vários compromissos agendados. A orquestra dá aulas de viola caipira gratuitamente e os ensaios ocorrem toda sexta-feira, a partir das 18h até às 20h na Câmara de Vereadores de Xaxim.

Pode-se entrar em contato com a orquestra de viola por meio do contato (49) 9 8874-8044.

Deixe seu comentário