Comunidade

Maicon Fiuza | 15/09/2022 18:10

15/09/2022 18:10

31408 visualizações

Ateliê Mimos da Pri: moradora faz sucesso com a produção de artesanatos

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina. O Lance Xaxim conversou com Priscila Maria Badia, moradora da comunidade Linha Conte, interior de Lajeado Grande que conta sobre sua história […]

Ateliê Mimos da Pri: moradora faz sucesso com a produção de artesanatos

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

O Lance Xaxim conversou com Priscila Maria Badia, moradora da comunidade Linha Conte, interior de Lajeado Grande que conta sobre sua história com o artesanato:

— Eu sempre estive, desde criança, envolvida como o artesanato. Minha Nona era costureira e também fazia artesanatos variados e eu vivia querendo mexericar na máquina de costura dela e ela como uma boa nona sempre deixava. Minha mãe é Professora de Artes, hoje em dia aposentada. Quando criança e adolescente não tinha o menor jeito com artesanato, muito menos a tal da paciência que é fundamental para trabalhos manuais. O tempo passou, minha mãe havia me dado uma máquina de costura, eu não tinha muita habilidade com ela, e ela quase nunca havia saído da caixa, comprei alguns tecidos e fiz cobertinhas e toalhinhas para a minha bebe que iria chegar. Foram os primeiros trabalhos feitos com a tal máquina de costura. Com o passar do tempo senti a necessidade de fazer algo que me servisse como uma válvula de escape, para sair da mesmice e ter um dinheiro extra para ajudar em casa, e assim também poder ficar em tempo integral cuidando da minha filha — conta.

Priscila contou ainda que passou a assistir vários vídeos no YouTube que ensinavam a fazer artesanatos e que as primeiras peças que produziu e comercializou com amigas e conhecidas foram as capas de caderneta de vacinação, toalhas em patchwork, pesos de porta e quando se deu conta, já tinha uma vasta variedade de artesanatos sendo produzidos por ela e por aquela máquina de costura que por muito tempo ficou encaixotada.

Comentou também ao Lance Xaxim sobre como resolveu investir mais nesta área:

— Resolvi investir mais já que eu havia optado por ficar em casa e cuidar das minhas meninas. Com a ajuda da minha mãe, investi na sublimação, comprei uma prensa plana, prensa de caneca, impressora e mais materiais específicos para usar com ela, então comecei a produzir personalizados, o meu sonho era colocar o nome dos bebes, e das pessoas nas coisas, como: camisetas, bonés, canecas, garrafas, nécessaires, estojos, vira mates, kits para bebês, lembrancinhas de nascimento e de outras datas comemorativas — comenta.

Com a diversidade de produtos e a fama se espalhando registrou a empresa em 2019, uma microempresa individual com o nome Ateliê Mimos da Pri, onde assim ela poderia formalizar e aumentar as suas vendas. Para aumentar o leque de produtos investiu em uma bordadeira eletrônica, que também sempre foi um sonho que ela tinha pois agilizaria o processo devido a demanda que existia e por ser somente ela a fabricar todos os artesanatos.

— Além disso que já falei, trabalho também com MDF, gesso, biscuit, sabonetes artesanais. E eu costumo sempre dizer para as minhas clientes, que faço um pouco de tudo, e que se elas precisam de algo diferente eu vou atrás de aprender e faço. Eu nunca fiz cursos profissionalizantes, o que eu sei fazer até hoje foi buscando informações na internet e pesquisando, e trocando ideias com colegas artesãs também — relata Priscila.

Priscila comentou também sobre a sua motivação para realizar os trabalhos artesanais:

— A minha motivação, sem dúvidas sempre foi e são minhas filhas, além de eu poder trabalhar em casa e assim ficar ao lado delas, eu me sinto muito orgulhosa quando vejo o produto finalizado, que foi feito pelas minhas mãos, me deixa imensamente grata ver o resultado final e principalmente a satisfação do cliente quando recebe a peça. Sempre estou em busca de novas ideias, novas opções, novidades para oferecer aos clientes. Hoje posso dizer que o artesanato é também minha profissão, me sinto feliz e realizada fazendo algo que eu um dia pensei que não levava o menor jeito. Muitas vezes fico surpresa comigo mesma, quando olho para o artesanato pronto e penso: nossa nem acredito que fui eu quem fiz — comenta.

Hoje em dia o ateliê se encontra em uma peça de sua casa, onde tem as máquinas e produz as peças, as vendas são online, por WhatsApp, Instagram e Facebook onde posta as fotos e recebe as encomendas, no futuro pretende ter um espaço mais adequado onde possa expor as suas peças para vender, e receber seus clientes em um lugar aconchegante.

— Amo o que faço por que coloco amor e dedicação em cada pontinho de cada peça produzida pelas minhas mãos, e isso me inspira a produzir cada vez mais e melhor — finaliza.

Para acompanhar os trabalhos realizados no Ateliê Mimos da Pri basta seguir no Instagram @priscilaballerinii.

Deixe seu comentário