No dia 05 de agosto, celebra-se no Brasil o Dia Nacional da Saúde. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária e de manter um estilo de vida saudável. Esta data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
Oswaldo Cruz desempenhou um papel crucial no combate e erradicação de epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil. Ele fundou o Instituto Soroterápico Federal em 1900, que em 1908 se tornou o Instituto Oswaldo Cruz.
Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892, Oswaldo Cruz apresentou a tese “A vehiculação microbiana pelas águas”. Antes de se formar, já havia publicado artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico. Seu interesse pela microbiologia o levou a montar um laboratório em casa. Em 1897, ele foi para Paris, onde estudou microbiologia, soroterapia e imunologia no Instituto Pasteur, e medicina legal no Instituto de Toxicologia.
Ao retornar ao Brasil, assumiu a direção do Instituto Soroterápico Federal, ampliando suas atividades para além da fabricação de soro antipestoso. Em seguida, assumiu a Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP), onde iniciou campanhas sanitárias contra febre amarela, peste bubônica e varíola, utilizando métodos como isolamento dos doentes, notificação compulsória dos casos positivos, captura de vetores e desinfecção de moradias.
Sua campanha contra a febre amarela enfrentou resistência, pois a população acreditava que a doença era transmitida por contato com roupas e secreções dos doentes. Cruz acreditava que o mosquito era o transmissor e adotou medidas para eliminar focos de insetos. Em 1904, tentou promover a vacinação em massa contra a varíola, mas enfrentou oposição popular e política. Apesar disso, em 1907, a febre amarela foi erradicada do Rio de Janeiro.
Oswaldo Cruz foi reconhecido internacionalmente em 1907, recebendo a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim pelo trabalho de saneamento no Rio de Janeiro. Ele reformou o Código Sanitário e reestruturou os órgãos de saúde e higiene do país. Oswaldo Cruz faleceu em 11 de fevereiro de 1917, aos 44 anos.
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1967. As ações desse dia visam promover valores relacionados à saúde, que vai além da ausência de doenças, incluindo qualidade de vida. Ser saudável envolve uma boa alimentação, ingestão de água, prática de atividades físicas, lazer e descanso.
A data busca conscientizar a população sobre a promoção e preservação da saúde, garantindo bem-estar e qualidade de vida. O conceito de saúde abrange fatores físicos e mentais que devem ser incorporados à rotina diária para evitar doenças e complicações.