Conselho Tutelar

Lance Notícias | 05/09/2023 13:30

05/09/2023 13:30

25596 visualizações

Candidatos a Conselheiro Tutelar em Xaxim: Conheça Angeli Paula Toniazzo

A participação da sociedade nesse processo eleitoral é fundamental. Afinal, são os membros da comunidade que conhecem de perto os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes locais. Pensando nisso, o Grupo Lance Notícias conversa hoje com Angeli Paula Toniazzo, 43 anos, casada, mãe de 3 filhos. Lembrando que todas as perguntas são exatamente as mesmas […]

Candidatos a Conselheiro Tutelar em Xaxim: Conheça Angeli Paula Toniazzo

A participação da sociedade nesse processo eleitoral é fundamental. Afinal, são os membros da comunidade que conhecem de perto os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes locais. Pensando nisso, o Grupo Lance Notícias conversa hoje com Angeli Paula Toniazzo, 43 anos, casada, mãe de 3 filhos.

Lembrando que todas as perguntas são exatamente as mesmas para todos os candidatos. Confira:

1) Por que você está interessado em se tornar um conselheiro tutelar e qual é a sua motivação para ocupar esse cargo?

R: Estou interessada por ser um órgão de proteção aos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes que residem no município de Xaxim, tenho como motivação a continuidade do meu trabalho em prol das crianças e dos adolescentes que enfrentam adversidades no nosso município, assegurando sempre o respeito aos seus direitos.

2) Quais são suas principais qualificações e experiências que o tornam adequado para essa função?

R: Sou pós-graduada em educação infantil, trabalhei na rede pública e privada por 19 anos como professora de educação infantil de 0 a 5 anos, trabalhei 2 anos no abrigo municipal, 2004 a 2006, neste ano trabalhei por 2 meses no abrigo municipal, e atualmente no conselho tutelar.

3) Como você vê o papel do conselheiro tutelar na comunidade e qual a importância desse papel para o bem-estar das crianças e adolescentes?

R: Eu vejo um papel muito importante, pois é de responsabilidade do conselho tutelar fortalecer o acesso aos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Exercer essa função é zelar pelo comprimento dos direitos, como orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos, aplicar as medidas protetivas pertinentes de cada caso.

4) Qual é a sua compreensão da legislação e dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?

R: Minha compreensão da legislação do ECA é que toda criança e adolescente tem direito a vida, a saúde, a alimentação, a educação, ao lazer, a dignidade, ao respeito, a liberdade, a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência.

5) Deixe um recado para a comunidade!

R: Peço que toda comunidade de Xaxim se faça presente no dia primeiro de outubro para a eleição de conselheiro tutelar, e peço o voto para o número 107, Angeli Paula Toniazzo, para continuar defendendo os direitos das crianças e adolescentes.

Deixe seu comentário