A participação da sociedade nesse processo eleitoral é fundamental. Afinal, são os membros da comunidade que conhecem de perto os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes locais. Pensando nisso, o Grupo Lance Notícias conversa hoje com Joelson Carlos Maroli. Lembrando que todas as perguntas são exatamente as mesmas para todos os candidatos. Confira: 1) Por […]
A participação da sociedade nesse processo eleitoral é fundamental. Afinal, são os membros da comunidade que conhecem de perto os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes locais. Pensando nisso, o Grupo Lance Notícias conversa hoje com Joelson Carlos Maroli.
Lembrando que todas as perguntas são exatamente as mesmas para todos os candidatos. Confira:
1) Por que você está interessado em se tornar um conselheiro tutelar e qual é a sua motivação para ocupar esse cargo?
R: Para garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes do nosso município, assegurando todo o bem-estar, segurança e proteção da mesma. Visando sempre seguir as leis do Estatuto.
2) Quais são suas principais qualificações e experiências que o tornam adequado para essa função?
R: Uma das qualificações é ser pai, tendo formação acadêmica em matemática, pós-graduado em metodologia de ensino em Matemática. Hoje sou funcionário público, sempre comunicativo, assim tenho certeza de que posso colaborar muito com a comunidade Xaxinense.
3) Como você vê o papel do conselheiro tutelar na comunidade e qual a importância desse papel para o bem-estar das crianças e adolescentes?
R: Na minha opinião todo conselheiro tutelar tem um papel muito importante para a comunidade, sendo que todos têm a responsabilidade de atuar e defender os direitos das crianças e adolescentes para poder garantir os principais direitos que são: A vida, igualdade, lazer, a liberdade, saúde, educação e bem-estar de todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo ou raça.
4) Qual é a sua compreensão da legislação e dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?
R: A minha compreensão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, é que essa Lei garante os direitos e deveres da criança e do adolescente, que é o documento que traz a doutrina da Proteção Integral, que coloca a criança e o adolescente como sujeitos de direito com proteção e garantias específicas, sendo que é dever dos Conselheiros fazer valer. Pra mim, a importância do ECA vem exatamente disso: em reafirmar a proteção de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social. Portanto, vem para garantir aos menores os direitos fundamentais que todo sujeito possui: vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer.
5) Deixe um recado para a comunidade!
R: Toda criança e adolescente deve receber amor e compreensão necessário para ter um desenvolvimento pleno e seguro. Dessa forma, estou me colocando à disposição para ser conselheiro tutelar. Para isso, peço o apoio de toda a comunidade para votar, meu número é o 108. Vote Joelson Maroli.