Na terça-feira (28), a formação do ciclone extratropical no mar, na altura do RS, impulsiona o avanço de ar mais seco e frio pelo interior do continente. Essa condição diminui as instabilidades em SC mas mantém as mesmas no mar, o que deixa o dia mais nublado do Extremo Oeste ao Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas.
Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp
Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com rajadas entre 45 e 65 km/h (pontuais acima) entre o Meio-Oeste e litoral, incluindo as áreas serranas com risco moderado para ocorrências associadas aos ventos. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 6°C entre os planaltos e Grande Oeste (pontualmente menores) e de 5 a 11°C nas demais regiões.
Em função da maior nebulosidade e do ingresso de ar polar impulsionado pelo Ciclone, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, se mantendo baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, ficando entre 3°C e 7°C na Serra, 5°C a 10°C no Grande Oeste e de 14°C a 22°C nas demais áreas.
Devido ao frio intenso, há risco baixo a pontualmente alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável. Ondas variando de sul a leste com 2 a 3 m de altura e picos de até 3,5 m em alto mar com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis.
Em Xaxim, será nublado com aberturas de sol à tarde. Pode garoar de manhã e à noite.