Atualidades

Gustavo Mota | 17/05/2024 14:47

17/05/2024 14:47

46658 visualizações

Conheça mais sobre o dia mundial das telecomunicações e da sociedade da informação

Celebração do dia mundial das telecomunicações e da sociedade da informação

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação é celebrado anualmente em 17 de maio, data que marca o aniversário da assinatura da 1ª Convenção Internacional do Telégrafo, em Paris, em 1865. Desde 1969, essa data destaca a importância das telecomunicações e das Tecnologias de Informação e Comunicação  nas sociedades e economias globais.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp

O objetivo da comemoração é sensibilizar sobre os benefícios e oportunidades que a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação trazem para as sociedades. Em 2024, o tema escolhido é “Inovação Digital para um Desenvolvimento Sustentável”, com foco nos impactos positivos da internet e das tecnologias de comunicação.

A data foi proclamada como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação pela Resolução 60/252 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 27 de março de 2006. Até 2005, 17 de maio era celebrado apenas como o Dia Mundial das Telecomunicações, em memória da fundação da União Internacional de Telecomunicações.

O conceito de “Sociedade da Informação” foi introduzido por Daniel Bell em 1973 e ganhou força com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação . O sociólogo Manuel Castells destacou o papel central das tecnologias na organização social e política contemporânea, referindo-se à sociedade em rede.

A inclusão digital é um tema recorrente nas discussões sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação . Na Assembleia Legislativa de Goiás , diversos projetos abordam a questão. O deputado Talles Barreto (PSDB) propôs um projeto para criar um programa estadual que fornece computadores e planos de internet para professores e servidores da rede estadual de ensino. A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) sugeriu que prestadoras de serviços de telecomunicações não descontassem o consumo de dados para ensino a distância.

A Lei de Acesso à Informação  também é destacada pela Alego, que mantém o Portal da Transparência e a TV Alego, além de perfis em redes sociais. Essas ferramentas visam aproximar a população do Poder Legislativo e promover a participação cidadã. Durante a pandemia de covid-19, a Alego implementou sessões remotas para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos, um sistema que deve ser mantido para situações emergenciais no futuro.

Deixe seu comentário