Atualidades

Gustavo Mota | 21/06/2024 16:08

21/06/2024 16:08

35600 visualizações

Conheça o Padroeiro de Xaxim celebrado no feriado municipal de 21 de Junho

Memória de São Luís Gonzaga: Um Jovem Santo da Igreja Católica

No dia 21 de junho, a Igreja celebra a memória de São Luís Gonzaga, um jovem santo nascido na Itália em 1568. Ele era o primogênito de Marta Tana di Sántena e Ferrante Gonzaga, pertencente a uma família nobre. Desde cedo, Luís recebeu formação cristã de sua mãe e foi incentivado por seu pai a ser um príncipe.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp

Apesar das posses de sua família, Luís Gonzaga foi atraído pelo amor divino e não se deixou influenciar pelo luxo e poder. Aos cinco anos, brincava de fazer guerra; aos sete, recitava salmos penitenciais várias vezes ao dia; aos dez, consagrou-se à Virgem Maria e, aos doze anos, recebeu a Primeira Comunhão das mãos de São Carlos Borromeu.

Luís descobriu sua vocação religiosa cedo e desejava ser padre. Ele confidenciou isso à sua mãe, mas seu pai se opôs, tentando desviar Luís da vida religiosa ao levá-lo para festas mundanas e cortes italianas. No entanto, Luís permaneceu firme em sua decisão de entrar para a Companhia de Jesus. Aos 14 anos, renunciou aos bens materiais e títulos em favor de seu irmão mais novo e partiu para Roma.

Em 1585, ingressou na Companhia de Jesus, onde viveu por seis anos. Durante esse período, Roma enfrentou uma grande epidemia de doenças. Luís, fiel ao lema de sua congregação “Como os outros”, ajudou os doentes, mesmo arriscando sua própria saúde. Ele adoeceu e, aos 23 anos, faleceu antes de fazer seus votos.

São Luís Gonzaga foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII, que o nomeou protetor dos estudantes. Em 1926, foi proclamado padroeiro da Juventude Católica pelo Papa Pio XI. Em 1991, São João Paulo II o nomeou padroeiro dos pacientes de AIDS.

As relíquias de São Luís Gonzaga estão na Igreja Santo Inácio, em Roma, e ele é venerado no dia de sua morte, 21 de junho.

Deixe seu comentário