Saúde

Lance Notícias | 27/08/2022 17:00

27/08/2022 17:00

14475 visualizações

Dia do psicólogo é comemorado nesse sábado (27) “buscar a terapia é um ato de coragem”

Dia do psicólogo é comemorado nesse sábado (27) “buscar a terapia é um ato de coragem”

Nesse Sábado (27) é comemorado o dia do Psicólogo, nesta data há 60 anos o presidente da república na época João Goulart regulamentou a profissão do psicólogo sancionando a lei n. 4.119 que dispõe sobre a profissão e os cursos de psicologia.

Para falar sobre esta data o Lance Xaxim conversou com Patrícia Rissi que atua como psicóloga em Xaxim, para comentar sobre sua relação com a psicologia:

— A psicologia entrou de forma bem lenta, porém muito significativa na minha vida, foi em uma das fases mais importantes de transição e transformação em que eu estava passando na minha vida pessoal com a chegada do meu primeiro filho. Comecei a pensar na psicologia pelas seguintes características: sempre gostei de auxiliar as pessoas, sempre me doei muito para ver as pessoas bem e tentar de uma forma ou outra auxiliar positivamente na vida das pessoas, então, eu encontrei na psicologia uma forma de conciliar estas características com a profissão e sua base técnica e teórica para que conseguisse ajudar as pessoas — comenta.

O dia do Psicólogo é também uma data para se falar sobre a importância da saúde mental, principalmente no contexto atual em que estamos vivendo, sobre isso salienta Patrícia:

— No contexto atual, pós-pandemia, se intensificou muito a procura pelo nosso atendimento, por que durante este processo de pandemia passamos a conviver com nossas angústias, nossos receios, nossos medos, nossos traumas e isso despertou a busca por dar atenção a está área da nossa vida que antes era deixada de lado, então, neste momento buscamos o profissional da psicologia para nos auxiliar a lidar com nossos conflitos internos — salienta.

Também contou que por si só é desafiador ser psicólogo pois a maioria das pessoas nunca tiveram uma educação emocional ou uma oportunidade para falar de suas emoções, e por observar ser libertador buscar por terapia, aumentou a procura por este profissional, para ter uma chance de ressignificar e contribuir para uma saúde emocional com equilíbrio e qualidade.

— Eu sempre digo que é um ato de coragem buscar terapia e nossa função enquanto psicólogo é psico-educar as pessoas e ajudá-las a serem protagonistas da sua própria vida na gestão da sua vida mental e emocional e promover impactos positivos em si mesmo nas pessoas ao seu redor e na sociedade em geral — acrescenta.

Patrícia ainda relata sobre o que a psicologia representa para ela:

— Para mim a psicologia é muito mais que uma profissão, ela me possibilita adentrar na vida de cada ser humano que me procura e confia no meu trabalho. Acessar suas particularidades, suas subjetividades, conhecer suas dificuldades e o mais íntimo do ser humano, somente nós temos acesso a tamanha profundidade e confiar a nós esse papel é uma honra, poder ajudar tantas pessoas, ouvir, acolher, compreender é enriquecedor me sinto muito feliz e grata. Não tem preço poder auxiliar as pessoas a trazer um novo sentido um novo olhar e uma nova percepção sobre a vida que elas têm, somos anjos em forma de pessoas, podendo trazer novas restaurações transformando vidas — relata.

Finaliza contando sobre a felicidade e realização que tem com a sua profissão:

— Atualmente em meu consultório trabalho 13 horas por dia e saio daqui toda vez feliz e grata por poder transformar um pouquinho cada vida que passa por mim e confia em mim, então ser psicóloga para mim hoje é uma missão de vida por poder ajudar as pessoas de uma forma tão significativa — finaliza.

Deixe seu comentário