Dia mundial de combate ao câncer, conscientização global para enfrentar a segunda maior causa de mortalidade
No Dia Mundial do Câncer, instituições e profissionais da saúde destacam a importância da prevenção e controle dessa doença, que representa uma significativa causa de mortalidade global. Com cerca de 7,6 milhões de óbitos anuais atribuídos ao câncer em todo o mundo, sendo 4 milhões ocorrendo entre pessoas de 30 a 69 anos, a necessidade de ações efetivas para conscientização e estratégias de combate é urgente.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.
Segundo estimativas, a projeção para 2025 indica que até 6 milhões de mortes prematuras podem ocorrer anualmente, ressaltando a importância de medidas preventivas que poderiam evitar cerca de 1,5 milhão dessas fatalidades anuais.
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer aproveita a data para lançar a publicação “Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil”, buscando informar a população sobre a situação atual da doença no país. Além disso, a União Internacional para o Controle do Câncer promove a campanha (#EuSoueEuVou), visando aumentar a conscientização e engajamento social acerca do tema do câncer, incentivando ações concretas e globais.
O slogan ‘Eu sou e eu vou’ destaca o apelo ao compromisso individual, ressaltando que cada pessoa tem o poder de reduzir o impacto do câncer em suas vidas e na sociedade em geral. O câncer, um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento desordenado de células, requer atenção e medidas preventivas, desde a adoção de hábitos saudáveis até exames preventivos e vacinações.
As principais recomendações para prevenir o câncer incluem não fumar, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, realizar exames preventivos como o de câncer do colo do útero, vacinar-se contra o HPV e hepatite B, além de evitar a exposição ao sol em horários desprotegidos e a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, destaca a importância da conscientização e ação contínua para enfrentar essa doença que impacta milhões de vidas globalmente.