Ureterolitotripsia flexível, procedimento inovador de remoção de cálculos renais por Dr. André Lunkes
O Dr. André Lunkes esclarece que, ureterolitotripsia flexível com colocação de cateter duplo J é um procedimento cirúrgico endoscópico para fragmentação e remoção de cálculos renais. O procedimento é realizado sem incisões, utilizando um ureteroscópio flexível que alcança o rim e seus cálices. Uma vez localizados os cálculos, eles são fragmentados por Laser e removidos com uma cesta especial.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp
Este método oferece vantagens em relação à litotripsia extracorpórea (LECO), permitindo a fragmentação e remoção de cálculos maiores de uma só vez, tratando vários cálculos em diferentes posições do rim e sendo viável para pacientes com sobrepeso e em uso de anticoagulantes.
Para pacientes com ureteres estreitos, é necessário um procedimento prévio para a passagem do cateter duplo J antes da ureterolitotripsia flexível. Após a cirurgia, o cateter duplo J é colocado para evitar obstruções no ureter durante a recuperação e facilitar a eliminação de cálculos residuais.
Além disso o Dr. André Lunkes enfatiza que o procedimento é realizado sob anestesia geral em ambiente hospitalar. A permanência hospitalar varia de 12 a 36 horas, exceto em casos específicos. As primeiras micções podem ser dolorosas e com sangramento, melhorando gradualmente em poucos dias. A atividade normal pode ser retomada após alguns dias, dependendo da recuperação do paciente. Alguns cuidados pós-operatórios incluem a ingestão de líquidos, evitar certos alimentos e a retirada do cateter duplo J em uma ou duas semanas.
Em resumo, a ureterolitotripsia flexível é uma opção eficaz para o tratamento de cálculos renais, permitindo uma recuperação mais rápida e menos invasiva para os pacientes.