imprensa

Gustavo Mota | 15/07/2024 14:27

15/07/2024 14:27

67222 visualizações

Égua resgatada em Xaxim recebe cuidados, mas não sobrevive

Égua resgatada recebe cuidados intensivos, mas não sobrevive

Uma égua foi retirada de uma situação de abandono ontem e levada para um local mais adequado para sua recuperação com o apoio do setor de zoonoses do município. No entanto o animal ainda não havia recebido atendimento veterinário devido à falta de profissionais para grandes portes.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.

Voluntários conseguiram medicações iniciais e marcaram uma consulta veterinária para a tarde de hoje. A Prefeitura Municipal se prontificou a custear todo o tratamento necessário. A égua apresentava sinais de debilidade, suspeita de febre e anemia, possivelmente devido à ingestão de lixo nas ruas.

A situação de abandono de equinos no município tem gerado preocupação entre os moradores. Além dos maus-tratos, há riscos de acidentes de trânsito e questões de saúde pública associadas.

Veterinários locais, Rebelatto e Marcelino, junto com voluntários, têm prestado auxílio constante. Mesmo com todos os esforços, a égua não conseguiu se alimentar ou beber água sozinha e continuava muito fraca. Tentativas de medicação e aplicação de soro foram realizadas, e voluntários conseguiram colocá-la em pé, adaptando uma capa para mantê-la aquecida.

Apesar dos cuidados intensivos, a égua faleceu na madrugada de segunda-feira (15). A melhora observada no dia anterior foi breve. Voluntários e veterinários envolvidos lamentaram a perda, mas expressaram alívio por terem proporcionado um pouco de conforto ao animal em seus últimos dias.

A comunidade espera que medidas sejam tomadas para evitar novos casos de abandono e maus-tratos de equinos no município.

Deixe seu comentário