Eleições

Lance Notícias | 27/09/2022 14:28

27/09/2022 14:28

10189 visualizações

Eleições: chefe do Cartório Eleitoral esclarece dúvidas sobre as eleições, em Xaxim

Eleições: chefe do Cartório Eleitoral esclarece dúvidas sobre as eleições, em Xaxim

Na tarde de segunda-feira (26), o chefe do Cartório Eleitoral de Xaxim Marcos Correa Vieira, visitou a redação do Lance Xaxim para esclarecer algumas dúvidas da população sobre o dia das eleições. As eleições acontecem neste domingo (02).

Para o dia a orientação é que os eleitores saiam de casa para votar e voltem a fazer suas atividades normais do dia.

— Orientamos que o cidadão exerça seu direito de voto e retorne as atividades normais, evitem aglomerações em frente as escolas e dentro delas, evitando tumultos e em qualquer caso de intercorrência, repasse às autoridades competentes e até mesmo o Cartório Eleitoral estará atendendo neste dia — explica.

O que eu preciso levar no dia da eleição?

— Todo eleitor precisa ter em mãos um documento de identificação com foto (CNH, Identidade, carteira profissional, carteira de trabalho, carteira de reservista) ou o e-título baixado. O e-título é para as pessoas que fizeram a biometria ou que teve sua biometria aproveitada de outro órgão —.

Não tenho a biometria, posso votar?

— Sim, em Xaxim ela não foi obrigatória, então os eleitores que após a pandemia em razão da não obrigatoriedade do cadastramento ou que pertence a Xaxim e fez a transferência recentemente pode votar normalmente —.

Com que idade o voto é obrigatório? E quem tem o voto facultativo?

— O voto é obrigatório a partir dos 18 anos. A gente tem no Brasil a situação do voto facultativo para eleitores com mais de 16 e entre 18 anos e mais de 70 anos —.

Quem está dispensado das eleições?

— No Brasil a constituição determina que o voto é obrigatório para maiores de 18 e até 70 anos. Facultativo para 16 e entre 18 e mais de 70 anos e analfabetos.

Voto em trânsito: posso votar fora da minha Zona Eleitoral?

— O voto em trânsito é uma possibilidade que se dá nas eleições gerais, possibilitando que os eleitores até o dia 18 de agosto fizessem a opção de votar em outro domicilio eleitoral, e esse domicilio não é qualquer cidade, é somente nas cidades que tem mais de 100 mil eleitores, em Santa Catarina apenas 13 cidades se encaixam. Quem não fez os requerimentos precisa justificar —.

O que não é permitido?

— O eleitor pode ir para a votação com a camiseta e artigos do seu candidato, desde que ele não peça votos e não faça nenhum tipo de manifestação que possa gerar boca de urna.

Posso levar o celular para a cabine de votação?

— Houve uma alteração legislativa recentemente de que é proibida a utilização do aparelho celular na cabine. O aparelho deve ficar na frente do mesário junto com seu documento de identificação. A orientação é que para evitar qualquer problema o eleitor deve levar uma cola com as informações do seu candidato —.

Eleitores que não votaram nas últimas eleições tiveram seu voto automaticamente justificados em razão da pandemia. Se tiver alguma dúvida basta baixar o e-título e verificar a situação cadastral ou procurar o Cartório Eleitoral.

Deixe seu comentário