Educação

Lance Notícias | 02/10/2024 11:23

02/10/2024 11:23

35212 visualizações

Escola de Xaxim inova com Projeto de Saúde Mental e avança no Desafio Liga Jovem Sebrae

Escola Municipal Dom Bosco de Xaxim representa região no Desafio Liga Jovem com Iniciativas Inovadoras

Oeste de Santa Catarina contará com a participação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, da Escola de Educação Básica Professora Zitta Flach em Chapecó e da Escola Básica Municipal Dom Bosco em Xaxim na etapa regional da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias do Futuro. As equipes classificadas nas categorias ensino superior, médio e fundamental agora têm a oportunidade de avançar para a fase nacional.

A competição visa incentivar a cultura empreendedora e a inovação tecnológica entre estudantes e professores. Ela está segmentada em quatro categorias, desafiando os participantes a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas enfrentados em suas escolas ou comunidades.

A gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste de Santa Catarina, Gabriela da Costa Heming, ressaltou a importância da classificação. Segundo ela, este reconhecimento reflete a dedicação de estudantes e educadores e é um incentivo para o desenvolvimento de projetos empreendedores na região.

Projetos Classificados

A UFFS de Chapecó desenvolveu o projeto “Proteger”, que busca mitigar riscos ambientais em pequenos municípios sem assessoria da Defesa Civil. A proposta inclui a criação de alertas de desastres e monitoramento em tempo real.

Kelly Tosta, coordenadora do curso de Administração da UFFS, destacou que a participação em desafios como o Liga Jovem permite aos estudantes aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

A Escola de Educação Básica Professora Zitta Flach classificou o projeto “Bolha Salva Pets”, que visa proteger cães de rua em situação de vulnerabilidade. A diretora Keila Dillmann explicou que o projeto surgiu a partir da identificação de um problema na comunidade e utiliza materiais sustentáveis e recicláveis.

Por sua vez, a Escola Básica Municipal Dom Bosco em Xaxim apresentou o projeto “Mente Saudável”, que aborda desafios enfrentados pelos jovens relacionados à saúde mental. A diretora Daiane Candaten mencionou que o projeto inclui o desenvolvimento de um aplicativo para oferecer atendimentos variados, com foco em reduzir o estigma em torno da saúde mental.

Próximos Passos

As equipes classificadas participarão da etapa regional, que contará com a avaliação de novos jurados online no dia 25 de outubro. Os vencedores em cada categoria serão premiados com uma viagem para a fase final, além de receber um smartphone de última geração. Todos os participantes ganharão certificados de conclusão do concurso, e haverá premiações adicionais para os grupos vencedores, incluindo smartphones, notebooks e vouchers de compra.

Deixe seu comentário