Tecnologia

Gustavo Mota | 20/03/2024 10:00

20/03/2024 10:00

46561 visualizações

Especialistas alertam para os impactos do uso excessivo de tecnologia por crianças e adolescentes em evento estadual

Vício em Tecnologia em pauta, semana de conscientização em Santa Catarina

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Escola do Legislativo e o Instituto de Tecnologia & Dignidade Humana, realizou ontem (19), o Seminário Vício em Tecnologia. O evento ocorreu no âmbito da Semana Catarinense de Conscientização e Combate à Dependência Tecnológica.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsApp.

O seminário contou com a participação de diversos profissionais especializados, incluindo o Dr. Cristiano Nabuco, a Dra. Catarina Marques, a psicopedagoga Márcia Fiates, a psicóloga Roseane Bernatt e a Diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler. Além disso, foi apresentado um estudo de caso realizado na Escola Gomes Carneiro de Xaxim, com o Projeto TurnOff, contando com o apoio da Câmara de Vereadores de Xaxim.

O evento foi motivado por dados estatísticos preocupantes, como o fato de que 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos utilizam a internet no país, e que uma parcela significativa das crianças, inclusive bebês, fazem uso frequente de smartphones. Esses números apontam para a necessidade de se discutir o tema e buscar soluções para mitigar os impactos negativos do excesso de tempo de tela, que pode afetar o desenvolvimento e a saúde mental das crianças e adolescentes.

Em 2023, mais de 1000 adolescentes participaram de um evento de Vereadores Mirins em Santa Catarina, onde foi entregue uma carta ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, alertando para a problemática da Dependência Tecnológica e chamando a atenção da população para essa questão.

O seminário online ‘Vício em Tecnologia: o que você tem a ver com isso’ abordou esses desafios enfrentados pelos pais, professores e pela sociedade em geral, proporcionando uma discussão embasada por especialistas no assunto.

 

Deixe seu comentário