Educação

Gustavo Mota | 31/07/2024 10:52

31/07/2024 10:52

42487 visualizações

Governo de SC lança edital e inicia inscrições para programa universidade gratuita

SC oferece novas vagas e abre inscrições para programa universidade gratuita

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), publicou nesta segunda-feira, 29 de julho, o edital do Programa Universidade Gratuita para o segundo semestre de 2024. O edital detalha os critérios de cadastramento, cronograma e requisitos para a participação no processo de concessão de bolsas.

Clique aqui para seguir a comunidade do  Lance Xaxim no WhatsApp.

Os estudantes que já são beneficiários do programa poderão renovar suas bolsas a partir da próxima quinta-feira, 1º de agosto, com prazo final para realizar os procedimentos até as 19h do dia 7 de agosto. Durante esse período, eles devem atualizar suas informações no sistema e entregar os documentos comprobatórios exigidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) onde estão matriculados. Haverá também um novo período para recadastramento, de 15 a 16 de agosto, até as 19h, para correções ou finalizações de informações.

As inscrições para novos candidatos começarão no dia 20 de agosto e se estenderão até o dia 30 do mesmo mês. Para participar do Programa Universidade Gratuita, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais nas instituições universitárias cadastradas. A lista das instituições participantes pode ser conferida no site do programa.

Estudantes que já recebem bolsas do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e desejam se inscrever no Programa Universidade Gratuita devem interromper o recebimento do benefício atual antes de se cadastrar conforme o cronograma estabelecido.

O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. Com um investimento previsto de R$ 1,2 bilhão até 2026, o programa visa gerar até 70 mil vagas em universidades e centros universitários em todo o estado. Em contrapartida, os alunos devem cumprir 20 horas de trabalho em sua área de formação para cada mês de estudo gratuito, podendo realizar essa atividade durante o curso ou até dois anos após a conclusão da graduação. As universidades participantes têm acordos de cooperação com várias instituições onde os alunos deverão prestar seus serviços.

Além do Programa Universidade Gratuita, o edital do FUMDES foi publicado na mesma data. Os estudantes contemplados pelo fundo poderão renovar suas bolsas entre 1º e 7 de agosto e novamente entre 15 e 16 de agosto. As inscrições para novos candidatos ao FUMDES também ocorrerão de 20 a 30 de agosto, com prazos e procedimentos semelhantes aos do Programa Universidade Gratuita.

(Fonte:Secom)

Deixe seu comentário