Comunidade

Maicon Fiuza | 12/09/2022 18:15

12/09/2022 18:15

16819 visualizações

Grupo de cantos Italianos Della Aurora representa Xaxim em festas italianas na região

A história de formação do grupo Della Aurora iniciou-se no ano de 2001, com a equipe de liturgia do Bairro Alvorada. A equipe se reunia na Igreja, e após os cânticos litúrgicos, era feito o ensaio de músicas italianas. Já no ano de 2002, a equipe gravou, em fita cassete, quatro músicas italianas, essa fita […]

Grupo de cantos Italianos Della Aurora representa Xaxim em festas italianas na região

A história de formação do grupo Della Aurora iniciou-se no ano de 2001, com a equipe de liturgia do Bairro Alvorada. A equipe se reunia na Igreja, e após os cânticos litúrgicos, era feito o ensaio de músicas italianas.

Já no ano de 2002, a equipe gravou, em fita cassete, quatro músicas italianas, essa fita foi encaminhada para o animador do programa “Italiani Bona gente”, de uma rádio local onde passou a rodar essas músicas em seu programa italiano. Os ouvintes encheram a equipe de cantos com elogios.

A primeira apresentação da equipe de liturgia foi na IX Festa Italiana de Xanxerê-SC em 24/05/2003, cantaram três músicas italianas e o povo que os prestigiava começou a dançar e aplaudir o grupo. Já em Xaxim a primeira vez que se apresentaram foi na praça durante uma festa italiana e cantaram duas músicas.

Após estas duas apresentações a equipe receberam reforços de outras comunidades com isso surgiu a necessidade de mudar o nome passando a ser chamado de Grupo de Cantos Italianos Della Aurora de Xaxim – SC, e passou então a representar o município de Xaxim nas festas italianas da região.

O Grupo Della Aurora, com a ajuda de algumas pessoas do município, no começo de 2006, realizou um trabalho de resgate de músicas que seus pais cantavam e que não eram mais conhecidas, e com isso, conseguiu recuperar cinco músicas que foram acrescentadas ao repertório do grupo.

O Lance Xaxim conversou com o Maestro Alcedir Capeletti que contou sobre o objetivo do grupo:

— O Coral representa a casa da cultura de Xaxim, é composto por 28 integrantes e tem como presidente o Sr. Nédio Campigoto, nosso objetivo sempre foi manter viva a cultura italiana — conta.

Deixe seu comentário