A educação pública de Lajeado Grande receberá um aumento de 96% nos recursos do ICMS Educação em 2025. O município alcançou posição de destaque entre os 14 municípios da região AMAI, o que garantiu um retorno financeiro expressivo
A educação pública de Lajeado Grande receberá um aumento de 96% nos recursos do ICMS Educação em 2025. O município alcançou posição de destaque entre os 14 municípios da região AMAI, o que garantiu um retorno financeiro expressivo, proveniente do novo “Índice Preliminar ICMS Educação”, indicador criado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) em 2023.
O índice considera fatores como a qualidade das redes de ensino e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em Lajeado Grande, melhorias na infraestrutura escolar, novos materiais didáticos, incorporação de tecnologia e qualificação dos profissionais da educação foram decisivos para o avanço no índice.
O prefeito Anderson Elias Bianchi celebrou o aumento no repasse e destacou que esses recursos permitirão o fortalecimento da rede educacional. Ele ressaltou o compromisso da administração municipal em manter a qualidade de ensino e beneficiar tanto os alunos quanto os profissionais de educação.
Além de Lajeado Grande, que lidera o aumento proporcional com 96%, outros municípios da região AMAI, como Passos Maia e Ouro Verde, também obtiveram crescimento nos repasses, com 46% de incremento. No total, a região receberá R$ 29,8 milhões de repasses do ICMS Educação, contribuindo para o desenvolvimento educacional local.
Foto: Prefeitura Municipal de Lajeado Grande