Lance no Campo

Lance Notícias | 07/08/2022 16:25

07/08/2022 16:25

20530 visualizações

Lance no Campo: família Scheibel, moradora da linha Monte Belo, produz laranjas. Confira!

A família Scheibel, moradora da linha Monte Belo, em Xaxim, que nos anos 90 já possuía criação de suínos, aves e vacas de leite, foi encorajada por uma cooperativa da época a dar início à plantação de citros. O que um dia foi apenas uma possibilidade a mais de renda, hoje é a renda principal […]

Lance no Campo: família Scheibel, moradora da linha Monte Belo, produz laranjas. Confira!

A família Scheibel, moradora da linha Monte Belo, em Xaxim, que nos anos 90 já possuía criação de suínos, aves e vacas de leite, foi encorajada por uma cooperativa da época a dar início à plantação de citros.

O que um dia foi apenas uma possibilidade a mais de renda, hoje é a renda principal da família que se dedica dia a dia no plantio, manejo e comercialização das frutas.

O trabalho de colheita é todo manual e feito diariamente. No início havia somente uma variedade da fruta e a produção era cuidada por Odete e seu falecido esposo.

Hoje o pomar conta com 13 variedades de frutas, e Odete com o apoio dos filhos para os cuidados também são diários. As frutas colhidas aqui abastecem diversos supermercados da cidade e também da região, principalmente de Chapecó.
Quem cuida do manejo do pomar é Marcos Scheibel. De fato, não basta somente plantar a muda e esperar o fruto crescer. Do plantio até a safra dos pés é necessário que as plantas sejam pulverizadas, adubadas e tenham também o solo protegido.
Letícia Scheibel também é envolvida com o trabalho na produção de citros e explica como funciona o passo a passo da seleção das frutas na unidade de beneficiamento para comercialização e também o separo das mesmas para suco e in natura.
Além da fruta in natura, a família também produz o suco de laranja, por incentivo da agricultura familiar que é vendido na feira de Xaxim.

Deixe seu comentário