No Lance no Campo deste domingo (17) fomos até a linha Baliza, no interior do município de Marema, aqui conhecemos a história da família Mior e Rizzotto. Na propriedade dona Odila Moro Mior se dedica a produção de panificados agroecológico enquanto a filha Carina Mior Rizzotto e o genro Tiago Rizzotto se dedicam para a […]
No Lance no Campo deste domingo (17) fomos até a linha Baliza, no interior do município de Marema, aqui conhecemos a história da família Mior e Rizzotto. Na propriedade dona Odila Moro Mior se dedica a produção de panificados agroecológico enquanto a filha Carina Mior Rizzotto e o genro Tiago Rizzotto se dedicam para a criação das vacas leiteiras.
Dona Odila trabalha com a produção de pães, bolos, cucas, grostulis, salgados, bolachas, rapaduras, vinho, vinagre e licores tudo sem a utilização de conservantes, por isso chamado de produção agroecológicas. Além disso, com a ajuda do esposo Nedio ela mantém na propriedade o cultivo de hortaliças e grãos.
Tudo que Odila produz é vendido na feira municipal, há 12 anos. Além do leite que é comercializado para a CooperAlfa.
Na propriedade a família conta com 33 vacas da raça holandesa em lactação. O que mais chama atenção na propriedade é que possuem um diferencial, o leite proveniente de vacas A2A2 que é obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia reações inflamatórias no organismo que provocam a má digestão ou fermentação. Ou seja, este leite é recomendado para pessoas que possuem intolerância a lactose.
A propriedade da família Mior e Rizzotto foi a primeira do município de Marema a garantir a certificação livre de brucelose e tuberculose.
Já são 25 anos que a família se dedica a propriedade, começando pelos pais Odila e Nedio e hoje Carina e Tiago dão sucessão aos trabalhos.
Confira o Lance no Campo de hoje: