Lance no Campo

Lance Notícias | 18/09/2022 10:28

18/09/2022 10:28

10880 visualizações

Lance no Campo: família se dedica a produção agroecológica e criação de vacas leiteiras

No Lance no Campo deste domingo (17) fomos até a linha Baliza, no interior do município de Marema, aqui conhecemos a história da família Mior e Rizzotto. Na propriedade dona Odila Moro Mior se dedica a produção de panificados agroecológico enquanto a filha Carina Mior Rizzotto e o genro Tiago Rizzotto se dedicam para a […]

Lance no Campo: família se dedica a produção agroecológica e criação de vacas leiteiras

No Lance no Campo deste domingo (17) fomos até a linha Baliza, no interior do município de Marema, aqui conhecemos a história da família Mior e Rizzotto. Na propriedade dona Odila Moro Mior se dedica a produção de panificados agroecológico enquanto a filha Carina Mior Rizzotto e o genro Tiago Rizzotto se dedicam para a criação das vacas leiteiras.

Dona Odila trabalha com a produção de pães, bolos, cucas, grostulis, salgados, bolachas, rapaduras, vinho, vinagre e licores tudo sem a utilização de conservantes, por isso chamado de produção agroecológicas. Além disso, com a ajuda do esposo Nedio ela mantém na propriedade o cultivo de hortaliças e grãos.

Tudo que Odila produz é vendido na feira municipal, há 12 anos. Além do leite que é comercializado para a CooperAlfa.

Na propriedade a família conta com 33 vacas da raça holandesa em lactação. O que mais chama atenção na propriedade é que possuem um diferencial, o leite proveniente de vacas A2A2 que é obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia reações inflamatórias no organismo que provocam a má digestão ou fermentação. Ou seja, este leite é recomendado para pessoas que possuem intolerância a lactose.

A propriedade da família Mior e Rizzotto foi a primeira do município de Marema a garantir a certificação livre de brucelose e tuberculose.

Já são 25 anos que a família se dedica a propriedade, começando pelos pais Odila e Nedio e hoje Carina e Tiago dão sucessão aos trabalhos.

 

Confira o Lance no Campo de hoje:

Deixe seu comentário