Hoje (02), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Quinta Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, realizou nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão nos municípios de Quilombo, São Lourenço do Oeste e Pato Branco.
Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Xaxim no WhatsAp
A operação é um desdobramento da investigação de possíveis fraudes em licitações no setor de obras do município de Quilombo, envolvendo crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa.
As investigações revelaram um aumento significativo nas contratações do setor, chegando a aproximadamente R$ 19.000.000,00 em um período específico, seis vezes mais que a média de municípios similares. Essas contratações foram influenciadas por favorecimento e ajustes prévios que comprometeram a concorrência das licitações, favorecendo empresas da região em conluio com ocupantes de cargos públicos.
Em decorrência disso, foram emitidos mandados de prisão e busca, além de outras medidas cautelares, incluindo bloqueios de ativos dos investigados e o afastamento de duas servidoras do executivo municipal.
A operação contou com o apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais e laboratório de lavagem de dinheiro.
Destaca-se também a colaboração do Poder Judiciário e Polícia Científica durante as atividades relacionadas à operação. As investigações continuam em andamento com as novas informações obtidas.

