Ao cair da tarde de 3 de outubro de 1226, a febre aumentou e as forças reduziram-se como uma chamazinha que sai e não sai do pavio quase seco de óleo. Então Francisco quis ser colocado sobre a terra e pediu que cantassem. E ele também cantou, com os seus, o salmo 141, que fala […]
Ao cair da tarde de 3 de outubro de 1226, a febre aumentou e as forças reduziram-se como uma chamazinha que sai e não sai do pavio quase seco de óleo. Então Francisco quis ser colocado sobre a terra e pediu que cantassem. E ele também cantou, com os seus, o salmo 141, que fala do desejo de ir para Deus.
Quando, levados pela melodia, os frades começaram a cantar e Francisco havia deixado seu corpo sobre a terra.
O Canto enfraqueceu e se apagou na boca dos frades, que recitaram o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como conclusão do salmo entre lágrimas e emocionados.
Fez-se silêncio na cabana. Parecia que a natureza ao redor tivesse emudecido.
Para relembrar a data o grupo de jovens Mensageiros da Vida, de Xaxim irão apresentar no dia o teatro “Trânsito de São Francisco de Assis”.
A jornalista do Lance Xaxim conversou com um dos membros do grupo, Jhonatan Ceratto que falou sobre o teatro:
— O teatro retrata os últimos momentos da vida de São Francisco de Assis junto aos seus irmãos. Como fazemos parte de uma paróquia franciscana que tem em São Francisco a sua origem e segue os seus ensinamentos, então retratamos a sua morte para mostrar a simplicidade com que viveu e o seu seguimento fiel a Cristo, tendo em si as marcas dos cravos de Cristo — explica.
Jhonatan explica o motivo de se chamar ‘Trânsito’:
— Os franciscanos chamam de trânsito esses últimos momentos da vida de Francisco essa passagem da vida terrena a vida eterna. Esse momento simples e sublime pra nós, de alguém que largou tudo e se tornou um perfeito discípulo de Cristo — pontua.
O teatro que está sendo organizado pelo grupo de jovens em parceria com os freis da paróquia, será apresentado no dia 1º de outubro, às 19h, na Igreja Matriz.