Que toda criança sonha em ter um animal de estimação é muito normal, e quando questionados falam que querem ter um cachorrinho, gatinho, peixe, porém, é muito difícil ver no dia a dia uma galinha sendo um animal de estimação. Essa é a história da xaxinense, Kátia Cozzer, que adotou como animal de estimação uma […]
Que toda criança sonha em ter um animal de estimação é muito normal, e quando questionados falam que querem ter um cachorrinho, gatinho, peixe, porém, é muito difícil ver no dia a dia uma galinha sendo um animal de estimação.
Essa é a história da xaxinense, Kátia Cozzer, que adotou como animal de estimação uma galinha, galizé.
A reportagem do Lance Xaxim entrou em contato com a moradora de Xaxim, que contou como adotou e quais são os cuidados com o animal.
– Fui buscar ela no dia 16 de julho de 2022, um sábado à tarde de muita chuva, era bem pequeninhas com apenas 15 dias de vida. Adotei para minha afilhadinha poder brincar sem medo, por ela ser bem pequenina – conta Kátia.
A pequena galinha ganhou o nome de Matilde, e quando chegou ficava dentro de casa, em uma caixinha com bolsa de água quente para poder se aquecer. Conforme ela ia crescendo, a casinha de Matilde também, começando com uma gaiola de passarinho e após uma gaiola maior, sempre com água a vontade, sendo alimentada com ração de pintinho.
Em dezembro de 2022 Matilde ganhou uma casinha de madeira, onde passa o dia fora de casa e a noite Matilde volta para seu cantinho, segundo Kátia a galinha também tem uma “nana” uma cobertinha.
Dentro de casa, Matilde sempre está perto de Kátia e sua família– Sento no sofá par fazer crochê lá está ela junto no sofá, vou pro quarto e ela vai atrás, ela é uma fofa, falo com ela, ou chamo ela, ela parece me procurar com o pescocinho erguido – conta Kátia.
Quando completou oito meses, Matilde pôs seu primeiro ovo, e como um pequeno ciúme de pai, o marido de Kátia teve uma pequena conversa com Matilde.
– Meu esposo falava com ela, que ela não precisava botar ovos pra sempre ficar a nossa menininha – comenta
Animais de estimação são como filhos, e esta história comprova, que o título de animal de estimação, não são exclusivos a cachorros e gatos.