Comunidade

Daiane Caroline Hein | 23/02/2024 10:50

23/02/2024 10:50

103015 visualizações

Moradores de Entre Rios se revoltam após ambulância quebrar e idoso ser transportado em carro de passeio  

Na tarde desta quinta-feira (22), o Lance Xaxim recebeu uma reclamação de moradores de Entre Rios/SC. Segundo eles, o município está enfrentando problemas com suas ambulâncias, todas fora de operação devido a avarias. Como solução temporária, a Corporação de Bombeiros de São Domingos emprestou uma ambulância para auxiliar a cidade. No entanto, durante o transporte […]

Na tarde desta quinta-feira (22), o Lance Xaxim recebeu uma reclamação de moradores de Entre Rios/SC. Segundo eles, o município está enfrentando problemas com suas ambulâncias, todas fora de operação devido a avarias.

Como solução temporária, a Corporação de Bombeiros de São Domingos emprestou uma ambulância para auxiliar a cidade.

No entanto, durante o transporte de um paciente, após um procedimento médico em Xanxerê, a ambulância emprestada quebrou nas proximidades do município. Diante disso, a administração optou por utilizar um carro de passeio para levar o paciente até sua residência. Essa decisão gerou revolta entre familiares, especialmente porque o paciente é um idoso de 82 anos, acamado e que realiza o uso constante de oxigênio.

O Secretário de Saúde se pronunciou por meio das redes sociais, esclarecendo que a falta de ambulâncias se deve a problemas mecânicos, sendo uma delas baixada para reparos devido a falta de óleo lubrificante, e a outra apresentando falha na injeção de combustível.

O secretário afirmou que o uso de carros pequenos para transporte de pacientes não é uma prática comum, sendo uma medida excepcional tomada apenas em situações de extrema necessidade.

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que os problemas com as ambulâncias estão afetando os serviços de saúde do município e que a ambulância emprestada pelos bombeiros será utilizada até que as do município sejam consertadas.

Confira a nota:

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Entre Rios, por seu secretário, vem à público esclarecer alguns fatos ocorridos com relação às ambulâncias do município: a ambulância mais nova, por uso incorreto (falta de óleo lubrificante) trancou o motor e encontra-se baixada, para recuperação, já em andamento adiantado; a segunda ambulância, apresentou problema na injeção de combustível e pelo fato de ser veículo cedido para o município, não pode fazer investimento de valor elevado, pois não é patrimônio do município.

Destacamos, que os fatos estão causando dificuldades nos atendimentos da saúde, que dependem da Ambulância.

Contudo o município conseguiu com os Bombeiros de São Domingos uma ambulância em comodato (emprestada) para uso até que as ambulâncias do município sejam arrumadas.

Também esclarecer que na data de 22 de fevereiro de 2024 durante o deslocamento de volta para o domicilio, esta ambulância cedida pelos bombeiros estragou próximo ao município de Entre Rios. Para não deixar os pacientes em condições de desconforto, extremo calor e fora de casa, foi deslocado um veículo pequeno para auxiliar no retorno destes pacientes. Ressaltamos, entretanto, que o transporte de paciente em carro pequeno (quando necessário a ambulância) não é regra na Saúde do município, tendo ocorrido apenas e excepcionalmente neste caso, de extrema necessidade. Agradecemos a compreensão de todos.

Secretaria Municipal da Saúde

 

Deixe seu comentário