Uma mulher de 32 anos foi presa em flagrante na tarde desta quinta-feira (6) em Marema, no Oeste de Santa Catarina, por maus-tratos graves contra um cachorro.
Uma mulher de 32 anos foi presa em flagrante na tarde desta quinta-feira (6) em Marema, no Oeste de Santa Catarina, por maus-tratos graves contra um cachorro. A ação foi realizada pela Polícia Civil por meio das delegacias de Xaxim, Lajeado Grande e Marema, após denúncia sobre um cão em condições precárias na propriedade da suspeita, na Linha Barra do Chapecozinho, zona rural do município.
No local, os policiais encontraram o animal com uma extensa lesão dorsal, infestada por larvas e com necrose tecidual avançada. Um veterinário do município constatou a gravidade da situação e atestou que não havia possibilidade de tratamento. Diante do sofrimento intenso do cachorro, foi realizada a eutanásia com disparo de arma de fogo, conforme recomendação técnica, devido à falta de medicamentos adequados para o procedimento.
A mulher foi presa com base no artigo 32, §1º-A, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para casos de maus-tratos graves contra cães e gatos. Sem direito a fiança, a suspeita foi encaminhada ao Presídio Regional de Chapecó, onde ficará à disposição da Justiça.