A literatura infantil, ao longo dos séculos, tem desempenhado um papel crucial na formação das crianças, transmitindo valores e estimulando a reflexão crítica. Com o advento do Romantismo, a leitura deixou de ser exclusivamente ligada à religião, tornando-se uma prática social que influencia a concepção de mundo das crianças. Nesse contexto, as bibliotecas escolares desempenham um papel relevante ao proporcionar acesso a uma variedade de textos literários.
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A literatura infantil contemporânea apresenta uma concepção de texto aberto a diferentes interpretações, incentivando questionamentos e reflexões. Através da leitura, as crianças são capacitadas a compreender e questionar as normas sociais vigentes, promovendo a formação de uma consciência crítica desde cedo.
No entanto, o acesso à leitura nem sempre é igualmente distribuído, especialmente entre as classes sociais menos favorecidas. A falta de bibliotecas em escolas públicas e a ausência de políticas educacionais adequadas contribuem para a disparidade no acesso aos livros. Isso ressalta a importância de promover a leitura como uma atividade natural e prazerosa, especialmente nas bibliotecas escolares.
Os bibliotecários escolares desempenham um papel crucial como agentes disseminadores da leitura. Eles devem selecionar cuidadosamente obras literárias de qualidade, capazes de estimular a reflexão e o senso crítico das crianças. Além disso, é importante promover atividades que incentivem a leitura, como contação de histórias, concursos literários e exposições.
Em resumo, a leitura desempenha um papel fundamental na formação cidadã das crianças, permitindo-lhes desenvolver habilidades críticas e analíticas essenciais para o enfrentamento dos desafios sociais. As bibliotecas escolares, com o apoio dos bibliotecários, desempenham um papel vital ao proporcionar acesso a uma variedade de textos literários e estimular o hábito de leitura desde cedo.