Xaxim

Lance Notícias | 06/07/2022 19:00

06/07/2022 19:00

7755 visualizações

Novidade para os idosos em Xaxim: curso de informática e manuseio de celular

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade em parceria com a Secretaria da Educação, está realizando um curso gratuito de informática para pessoas com idade a partir de 60 anos. Já são 40 alunos inscritos, divididos em quatro turmas e as aulas são realizadas no CEJAX, no centro de […]

Novidade para os idosos em Xaxim: curso de informática e manuseio de celular

O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade em parceria com a Secretaria da Educação, está realizando um curso gratuito de informática para pessoas com idade a partir de 60 anos. Já são 40 alunos inscritos, divididos em quatro turmas e as aulas são realizadas no CEJAX, no centro de Xaxim.

— Nossa secretaria tem a responsabilidade de desenvolver políticas públicas que atendam as demandas dos idosos, e esse programa está sendo desenvolvido a partir das demandas que vivenciamos. Estamos na era da informação e o idoso precisa estar preparado e ser inserido nesse processo de evolução —, comenta Joseane Sampaio.

Joseane comenta que muitos idosos se sentem excluídos ou, até mesmo, marginalizados por não saberem usar o computador e o celular, algo que parece ser natural para os jovens, mas que pode ser um problema para os de idade já avançada. E com o intuito de ajudar essas pessoas que têm dificuldade para aprender a usar o computador e o celular, foram criadas as aulas de informática para idosos.

O intuito do Governo Municipal é de manter a mente do idoso ativa, e também informar o idoso para que possa se proteger ao usar essas tecnologias, evitando cair em golpes ao acessar sites e aplicativos, além

Este novo projeto do Governo Municipal, tem como objetivo promover a inclusão social do Idoso e todas as salas são elaboradas para ensinar pessoas que estão na terceira idade a interagir com novas tecnologias por meio do uso de funções básicas do computador e também do celular.

— Essas aulas começam pelas tarefas mais simples, como ligar e desligar o computador, e, depois, passam para tarefas mais avançadas para esse público, como editores de texto e uso da internet. Além de ter uma grade curricular e materiais didáticos elaborados especialmente para os idosos, as informações são passadas de forma que nenhum aluno se sinta constrangido ou incapaz por não entender algo — explica Joseane.

As pessoas que tiverem interesse devem procurar a Secretaria Municipal da Mulher Juventude e Terceira idade, que está situada na Avenida Luiz Lunardi esquina com Rua Pedro Lunardi nº 346- Centro, logo abaixo da Escola Municipal Dom Bosco.

Questionada se a Secretaria já recebeu feedback dos alunos sobre o curso, Josiane responde que sim e que todos foram positivos:

— Muito positivo, estão adorando a oportunidade, e muitos mencionam que tinham a necessidade de aprender, porém dependiam de outros familiares para ensinar, que em muitas vezes não tem disponibilidade de tempo nem paciência para isso, estão se sentindo independentes e valorizados—, finaliza.

Dias e horários do curso:

Segundas-feiras: 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h;

Terças-feiras: 15h30 às 17h

Quartas-feiras: 15h30 às 17h

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 998215777 ou 33538200.

Deixe seu comentário