Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, um dos alvos foi preso em flagrante
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta segunda-feira (17), a operação “Caminho Certo”, voltada à apuração de crimes contra a administração pública relacionados ao transporte escolar do município de Xaxim. A investigação revelou indícios de fraudes em inspeções veiculares e possíveis irregularidades em licitações.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Xaxim, Chapecó e Cordilheira Alta. As diligências resultaram na apreensão de documentos, dispositivos eletrônicos e R$ 18 mil em espécie. Além disso, um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munição.
O caso teve origem em investigações anteriores que apontaram a falsificação de mais de cem laudos de inspeção veicular, emitidos por uma empresa suspeita. Com isso, veículos possivelmente irregulares teriam sido liberados para circular, levantando preocupações sobre a segurança dos alunos transportados. Há ainda suspeitas de fraudes em processos licitatórios envolvendo prestadoras de serviço do transporte escolar na cidade.
A operação contou com apoio da Divisão de Investigação Criminal (DIC), do DETRAN de Chapecó e de policiais de municípios vizinhos. A Polícia Civil segue com as investigações para esclarecer o caso e garantir a regularidade do transporte escolar na região.