Política

Lance Notícias | 11/09/2023 10:00

11/09/2023 10:00

21129 visualizações

Parlamento Jovem: projeto vereador mirim ganha espaço na Câmara de vereadores de Xaxim

O Parlamento Jovem é composto por 11 alunos das escolas de Xaxim, tem a supervisão dos vereadores e o acompanhamento de funcionários da Câmara. Além de entender como funciona o Poder Legislativo Municipal, os estudantes participam de sessões que simulam o trabalho dos vereadores, inclusive atuando na proposição de projetos que posteriormente são avaliados pelos […]

Parlamento Jovem: projeto vereador mirim ganha espaço na Câmara de vereadores de Xaxim

O Parlamento Jovem é composto por 11 alunos das escolas de Xaxim, tem a supervisão dos vereadores e o acompanhamento de funcionários da Câmara. Além de entender como funciona o Poder Legislativo Municipal, os estudantes participam de sessões que simulam o trabalho dos vereadores, inclusive atuando na proposição de projetos que posteriormente são avaliados pelos vereadores e podem se tornam em indicações ou requerimentos.

O programa também oportuniza que os alunos participantes conheçam melhor o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. Além disso, os estudantes têm a possibilidade de adquirir conhecimentos fundamentais para que futuramente estejam aptos a participar do processo político do município e de outras esferas.

O programa tem seu próprio regimento interno e o processo de eleição do Parlamento Jovem é orientado e dirigido pela Câmara de vereadores de Xaxim, com a participação das escolas. Podem participar alunos de todas as escolas do município que tenham entre 12 e 16 anos de idade.

Após a inscrição das escolas e a definição dos candidatos é realizada a campanha no ambiente escolar com materiais disponibilizados pela Câmara Municipal. São eleitos os alunos mais votados de cada escola. Os candidatos que obtiverem classificação subsequente na ordem de votação servirão como suplentes. Os alunos eleitos são diplomados pelo Presidente da Câmara em sessão solene, em data estabelecida pela Mesa Diretora, com a presença dos diretores das escolas que tiveram representantes eleitos.

O mandato do Jovem Vereador é válido do momento de sua posse até o mês de dezembro do mesmo ano, vedada a reeleição. As reuniões acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores, em sete sessões anuais, excetuando-se a de posse.

Deixe seu comentário