A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Xaxim, deflagrou, nesta quinta-feira (27), a segunda fase da Operação Presente Indesejado, voltada ao combate ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Xaxim, deflagrou, nesta quinta-feira (27), a segunda fase da Operação Presente Indesejado, voltada ao combate ao tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação contou com o apoio de policiais da 16ª Delegacia Regional de Xanxerê e do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER) da Polícia Militar.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais nos bairros Santa Terezinha e Centro de Xaxim. Ao todo, 35 policiais civis e militares participaram da operação.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava no tráfico de drogas em larga escala, organizando a distribuição e transporte das substâncias ilícitas sem que seus líderes tivessem contato direto com os entorpecentes. Além disso, os criminosos utilizavam esquemas de lavagem de dinheiro para ocultar a origem dos valores obtidos ilegalmente.
Durante a operação, uma mulher de 45 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Mesmo tentando fugir, ela foi detida com 50 gramas de cocaína, uma balança de precisão, dinheiro e uma máquina de cobrança via cartão bancário.
Nas demais residências alvos da operação, foram apreendidos elementos que seram periciados e anexados à investigação em andamento. A primeira fase da operação ocorreu em 19 de dezembro de 2024.
A Polícia Civil segue com as investigações e divulgará mais informações ao final dos trabalhos.