Saúde

Daiane Caroline Hein | 06/04/2024 09:45

06/04/2024 09:45

36473 visualizações

Prefeitura de Xaxim publica nota sobre atendimentos no Hospital Frei Bruno e no pronto atendimento médico municipal

O Município de Xaxim está passando por um momento crítico de epidemia de Dengue com superlotação de todas as unidades de saúde, inclusive o Hospital Frei Bruno.

O Município de Xaxim está passando por um momento crítico de epidemia de Dengue com superlotação de todas as unidades de saúde, inclusive o Hospital Frei Bruno. O Hospital é uma instituição filantrópica,  conveniada ao SUS, cuja administração não é efetuada pelo governo municipal. A Prefeitura repassa mensalmente valores financeiros por meio de convênio para o auxílio à manutenção do Plantão Médico 24 horas do Hospital.

Nas últimas semanas a epidemia de Dengue aumentou drasticamente o fluxo de atendimentos, causando muitos transtornos aos usuários. Para atender a alta demanda de pacientes, o governo municipal ampliou as equipes médicas do Pronto Atendimento Médico Municipal (PAM), este sim sob administração da municipalidade, localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Passageiros.

Hoje o Pronto Atendimento do Município atende com 03 (três) equipes médicas completas por turno e a partir da próxima segunda feira, 08 de abril, abre também o Ambulatório da Dengue, com mais uma equipe médica e leitos de observação para o tratamento e acompanhamento dos pacientes. A partir da próxima semana, o PAM e o Ambulatório juntos, contarão com 04 (quatro) equipes médicas por turno. O horário de atendimento será das 07h da manhã à 01h da madrugada em todos os dias da semana. A partir das 19h até a 01h, os atendimentos serão apenas para pacientes com sintomas de Dengue.

Cada equipe médica é formada por médico plantonista, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além do suporte de farmacêuticos, equipe administrativa e de higienização.

Ressaltamos que é efetuada a fiscalização do Município no Hospital Frei Bruno, em virtude do recurso próprio investido como suporte Plantão 24h,  tanto que antes do período de epidemia o fluxo de atendimentos na Instituição hospitalar havia reduzido consideravelmente, graças à implantação do Pronto Atendimento Médico Municipal desde o último mês de novembro, porém a situação epidêmica atual vem causando grande acúmulo de pacientes. O Município efetua o repasse financeiro mensal, porém a administração do Hospital é efetuada pela direção da instituição.

O município de Xaxim não mede esforços para atender a população em mais esta situação complexa de saúde pública, tanto que 100% dos recursos investidos no Pronto Atendimento Médico Municipal são próprios. Acredita-se que a contratação da nova equipe médica, a partir da próxima segunda-feira, deva atender a demanda dos atendimentos proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes. Caso a situação não se normalize com estas ações emergenciais, novas medidas serão tomadas nos próximos dias, sempre visando o bem estar da população xaxiense.

 

Governo Municipal de Xaxim

06 de abril de 2024.

Deixe seu comentário