Empreendedorismo

Lance Notícias | 08/07/2022 15:16

08/07/2022 15:16

11717 visualizações

Primeira mulher presidente da ACIAX fala sobre a experiência em estar à frente da associação

Erci Mariani Matiello é a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Xaxim (ACIAX) e está à frente da associação desde fevereiro de 2022. A empresária, que já fazia parte da gestão anterior, assumiu a liderança da entidade no período pós pandemia, e conta que a equipe a motivou para […]

Primeira mulher presidente da ACIAX fala sobre a experiência em estar à frente da associação

Erci Mariani Matiello é a primeira mulher a assumir a presidência da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Xaxim (ACIAX) e está à frente da associação desde fevereiro de 2022. A empresária, que já fazia parte da gestão anterior, assumiu a liderança da entidade no período pós pandemia, e conta que a equipe a motivou para assumir a presidência.

Empresária do ramo educacional, Erci fala que é uma responsabilidade grande e que no dia a dia, já se põem a prova dentro de sua empresa, mas que quando confiaram a ela a presidência, a mesma analisou a possibilidade e hoje diz estar muito feliz, por entender que a ACIAX não é só a diretoria, mas um conjunto de associados que buscam através da associação, melhorar o desempenho dentro de suas empresas.

— A ACIAX tem muito a contribuir, mas estamos aos poucos chegando a cada associado, pensando o que a gente pode fazer a mais do que ele está esperando. Nós fazemos parte da FASISC, que é uma federação que estrutura e organiza ações e projetos dentro de cada associação comercial. ACIAX não é só Xaxim. Essa federação está em vários municípios dentro do Estado e são muitas empresas que fazem parte de todo esse conglomerado, todas com o objetivo de estar cada vez melhor no desenvolvimento das suas atividades — explica.

Por assumir a frente da associação num período pós pandêmico, Erci comenta que no início, o comércio e as empresas não tinham certeza do que iria acontecer e nesse período de incertezas procurou junto da diretoria o que poderiam fazer para contribuir com as mesmas, pois teriam que sobreviver de alguma maneira.

— No retorno percebemos que as atividades estão voltando a todo vapor, que existem negócios novos surgindo, que o comércio está aquecido e as indústrias estão produzindo. Agora buscamos trazer alguns diferenciais. O diferencial maior eu acredito que é ouvir qual a expectativa do nosso associado e ampliar a ACIAX com o maior número de associados para que todos tenham essa oportunidade. O objetivo é mostrar o que estamos fazendo, pois o que nós queremos é que os novos também queiram fazer parte da associação—diz.

Desde o início de sua gestão, sempre que a associação promove uma atividade, um treinamento uma apresentação, é feito o convite à comunidade, pois no meio dela podem haver empresários que ainda não conhecem a ACIAX e que podem vir a fazer parte da associação.

Para aqueles que querem se associar a ACIAX, Erci deixa um recado:

— Queremos ter uma relação saudável com o comércio, isso eu acho que é o principal. Não queremos ser mais uma tachinha que o empresário paga, queremos ser parceiros para melhorar as empresas — comenta.

E continua explicando como funciona o processo.

— Aquele que pensa que é mais uma mensalidade e não vai usufruir nada, gostaria de dizer que nos convide para irmos até sua empresa. Ligue na ACIAX, que nós faremos uma visita. Nós vamos até sua empresa e apresentamos o que nós da associação desenvolvemos, como soluções, atividades de treinamento, tem muitas coisas que podemos somar e a FASISC também tem muitas soluções. Quem tiver interesse, nos convide para fazermos uma visita —diz.

Para encerrar, a empresária e presidente da associação fala sobre o evento da próxima terça-feira (12), o primeiro painel empresarial de Xaxim, que acontecerá no auditório da ACIAX/ATRAX, com o objetivo de inspirar as empresas da cidade.

— Ninguém começa uma empresa e é sempre um caminho lindo. Muitos obstáculos acontecem no decorrer e nós temos para o nosso primeiro painel, nossa empresa associada que é a Transporte Cordenonsi, onde terá a participação de um dos fundadores que é o senhor Luiz Alberto Cordenonsi e de um filho, Fernando Cordenonsi junto com a família, que também está na sucessão. Eles irão contar a história do início, até como está hoje, uma empresa que se eu não estiver enganada, já tem 40 anos de história. Então hoje, esta empresa está muito mais fora do que aqui e vai inspirar muita gente. E nós temos um segundo painelista que é o nosso colega de FACISC o seu Milvo Zancanaro, proprietário da Gelnex da região de Itá e também vice-presidente regional Oeste da FACISC, que é quem nos dá suporte e que tem muita coisa pra contar pra gente, o que é estar no meio do associativismo, querer aprender, querer participar e somar. Vai ser uma noite inspiradora — comenta.

Erci termina convidando a comunidade e os empresários a fazerem parte do evento.

— Quem puder estar participando pode ligar na ACIAX ou chamar nas redes sociais para ver como faz para participar. Nosso espaço é limitado, então não está aberto para mais que 100 participantes, então fica aqui nosso convite. — finaliza.

Deixe seu comentário