Idealizado pela professora de educação Infantil, mestranda em educação pela UFFS, campus Chapecó, Tamires Rodrigues, de 29 anos, um grupo de professores, da cidade de Xaxim, idealizaram no ano de 2021, o projeto “Experiênciar”: vivências da infância. O projeto foi primeiramente desenvolvido no Centro de educação Infantil Municipal Recanto Encantado. — Em seu período de […]
Idealizado pela professora de educação Infantil, mestranda em educação pela UFFS, campus Chapecó, Tamires Rodrigues, de 29 anos, um grupo de professores, da cidade de Xaxim, idealizaram no ano de 2021, o projeto “Experiênciar”: vivências da infância. O projeto foi primeiramente desenvolvido no Centro de educação Infantil Municipal Recanto Encantado.
— Em seu período de desenvolvimento o projeto contava com uma equipe de três professores organizadores, a professora Tamires Rodrigues (coordenadora do projeto), a professora Gabriela Seghetto, que contribuía desde o início das atividades e vem contribuindo com a manutenção e criação dos espaço de exploração e com a aplicação das metodologias ativas (contação de histórias) e com o professor Edimar Luiz Brazzo, que também desde que o projeto foi sinalizado no CEIM abraçou a ideia e foi fundamental para o seu desenvolvimento. O professor Edimar, também era responsável pelas mídias (fotos e vídeos) e marketing do projeto— explica Tamires, uma das idealizadoras.
O projeto “Experiênciar”: Vivências da Infância é um projeto pautado no desenvolvimento integral da criança.
— Por isso a colocamos como protagonista dos seus processos de desenvolvimento, criando momentos de interação e brincadeira onde a criança sinta-se convidada a participar com independência de todo o processo pedagógico — diz, Tamires.
Um dos principais objetivos do projeto é construir espaços de ensino e aprendizagem que respeitem as especificidades da criança e suas respectivas etapas de desenvolvimento, garantindo que a aprendizagem dos conceitos sociais, emocionais e científicos estejam alinhados a práticas pedagógicas que garantam o protagonismo das crianças em cada etapa de sua aplicação e desenvolvimento das atividades de exploração e de vivencia nos espaços que são pensados em conjunto com as crianças.
O projeto foi estruturado metodologicamente e teoricamente pela professora Tamires Rodrigues, que destaca que, proporcionar estes espaços de vivências e experiências é garantir os direitos de aprendizagem presentes na BNCC (brincar, conviver, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se).
Inicialmente o projeto atendeu a turma do infantil III B do CEIM, sendo os três professores citados responsáveis pelas atividades do projeto. Hoje ele atende crianças desde o berçário até os três anos de idade.
— O projeto “Experienciar”: vivências da infância surgiu da necessidade de se garantir os direitos e aprendizagens das crianças, respeitando suas infâncias e especificidades. Porque acreditamos que a escola só se fortalece, quando a sociedade passa a adentrar os seus portões, e este já era um movimento que já realizávamos no ano passado. Estes momentos de interação, eram realizados depois das 18h para que os pais pudessem participar e tinham como foco, demonstrar para os pais e para a comunidade o trabalho realizado pelo projeto, em todas as suas etapas de desenvolvimento e aplicação — diz.
Tamires destaca que este ano o projeto estará recebendo as escolas dos municípios vizinhos que queiram participar dos momentos de interação e exploração. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (49) 9 9923-9939