Até o momento, mais de 60 oficinas já foram realizadas, de um total de 96 previstas na programação.
O “Plano Salva – Oficinas e Atividades Culturais” está transformando o ambiente educacional em Xaxim (SC) com a oferta de atividades artísticas em escolas públicas. Até o momento, mais de 60 oficinas já foram realizadas, de um total de 96 previstas na programação.
As oficinas têm como objetivo promover a criatividade, a valorização cultural e o desenvolvimento de habilidades artísticas entre os estudantes. A diversidade das atividades contempla áreas como teatro, dança, música, ilustração digital e grafitti. Entre os destaques estão a Oficina de Educação para o Patrimônio, conduzida por Lilian Fontanari, e a Oficina de Teatro e Expressão Corporal, com Thaina Gasparotto. Já os alunos interessados em tecnologia participam da Oficina de Ilustração Digital, com Octavio Rocha.
A música também tem presença marcante no projeto. A oficina de musicalização com o grupo Os Curiós ensina os alunos a construir flautas com canos de PVC. A artista argentina Mariana Baraj lidera a oficina de percussão, enquanto Veniceoss Ferreira trabalha com diferentes estilos de dança.
Na segunda etapa do projeto, estão previstas oficinas de cinema e fotografia. A curadoria prioriza a contratação de profissionais da região Oeste de Santa Catarina, promovendo talentos locais e fortalecendo a identidade cultural regional.
O “Plano Salva – Oficinas e Atividades Culturais” é realizado por Paola Kuczkoswki, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O projeto conta com apoio da ONG Salva e é incentivado por empresas locais como Supermercado Santa Marta, Refrigeração Viena e Distribuidora Xaxim Cosméticos.
Fotos por: Barbara Baccarin